Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Workshop de Pesquisa Clínica e Inteligência Artificial começa nesta quinta no HU-JP

Da Redação com Ascom. Publicado em 14 de agosto de 2019 às 19:20.

A partir desta quinta-feira (15), começa o I Workshop de Pesquisa Clínica e Inteligência Artificial do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh.

O evento será realizado no auditório do curso de Fonoaudiologia, localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFPB, a partir das 8h, numa promoção da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital.

Conforme o coordenador do evento, professor Fábio Sampaio, a programação tem o objetivo de debater os desafios e as perspectivas da pesquisa clínica no Brasil, em especial na região Nordeste, além de orientar o público participante sobre procedimentos necessários a esse tipo de estudo. O termo pesquisa clínica se refere a um processo de investigação científica (ensaio ou estudo) que envolve seres humanos.

“Essa é uma oportunidade para se verificar a atual política para pesquisas clínicas. Um aspecto que precisa ser destacado é a presença de importantes instituições regulatórias do País. A gente está com a presença do Ministério da Saúde, Anvisa, FioCruz e da sede da Ebserh como palestrantes ou debatedores”, afirma Fábio Sampaio, que é chefe do Setor de Gestão em Pesquisa e Inovação Tecnológica do HULW.

Ele acrescentou que o workshop também conta com a parceria de 15 empresas privadas, que estarão no local verificando o potencial do HULW para a pesquisa clínica. “Esse evento, realmente, é um marco histórico para o Hospital Universitário. Tanto que estamos com inscritos de vários Estados vizinhos.

Apesar de ser um evento local, adquiriu relevância regional. Esperamos que a Pesquisa Clínica no Nordeste seja inovadora, multidisciplinar, multicêntrica e estratégica para o SUS”, ressalta.

Já a chefe da Unidade de Pós-graduação do HULW, Caliandra Bezerra, destacou a participação dos residentes no workshop. “O evento foi divulgado para os residentes daqui do Hospital Universitário e também para residentes externos, que terão a oportunidade de conhecer melhor o processo de pesquisa clínica e se capacitar para isso, de forma prática, quando tivermos com nosso Núcleo de Pesquisa Clínica (NPC), que está previsto para ser inaugurado em dezembro”.

Inteligência Artificial

O I Workshop de Pesquisa Clínica e Inteligência Artificial do HULW-UFPB também inclui o I Simpósio Sobre Inteligência Artificial em Saúde (dias 15 e 16) e um Curso de Bioestatística (dia 17). Ao contrário do workshop, os dois eventos ocorrerão no auditório Professor Lindbergh Farias, localizado no térreo do Hospital Universitário. O simpósio contará com transmissão em tempo real pelo canal do HULW no YouTube.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube