Fechar

logo

Fechar

Reitor da UEPB participa de atos contra Governo Federal em Campina Grande

Da Redação. Publicado em 13 de agosto de 2019 às 19:37.

Foto: Paraibaonline

Presente na Mobilização Nacional, que ocorreu em diversas cidades brasileiras, em defesa da gratuidade das universidades públicas contra o corte na educação, o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior, falou sobre a importância do movimento, e condenou toda e qualquer agressão à educação, por parte do governo federal.

O professor enalteceu a mobilização nacional, frisando sobre a importância da união da classe trabalhadora, na defesa da educação pública brasileira, pois, segundo ele, o discurso proferido pelo então presidente da República Jair Bolsonaro (PSD), é completamente nocivo às universidades e instituições públicas.

– É um discurso extremamente perigoso, um discurso nocivo contra a história da educação brasileira, e aponta para um projeto de destruição da educação pública de qualidade e gratuita. No Brasil, mais de 80% das vagas, em universidades, já são do setor privado, portanto, os 20% que restam, para o setor público deve ser preservado. Para que o filho do trabalhador tenha acesso à educação, em nível de igualdade – afirmou.

Sobre o ‘Future-se’, projeto que visa a contratação de organizações sociais e financiamentos por meio de fundos privados para as universidades federais, o reitor afirmou que qualquer projeto que é pensado no âmbito nacional, que elas sempre têm uma relação com os estados, mas, acrescentou que os governadores do Nordeste dificilmente deverão aderir ao projeto.

– O governo cria relações de dependência ou condicionamento para liberação de recursos públicos, no sentido dos estados acompanhem a política nacional. Eu duvido muito, no caso da Paraíba e dos governadores do Nordeste, entrem nessa lógica, porque têm um posicionamento contrário ao do governo federal. O projeto [Future-se] do governo federal, é desmontar a estrutura pública para fortalecer o setor privado – enfatizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube