Fechar

logo

Fechar

Prefeitos investem no turismo de evento para potencializar economia do Brejo da PB

Da Redação com Ascom. Publicado em 29 de julho de 2019 às 10:41.

Ainda nem terminou o Programa Rota Cultural Caminhos do Frio na região do Brejo paraibano, que envolve nove municípios, os prefeitos de mais nove cidades já estão se preparando para manter o movimento econômico com o turismo de evento na região com mais um programa: A Rota Cultural Raízes do Brejo.

O programa começa no dia 20 de setembro e vai até 1 de dezembro passando pelos municípios de Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos.

Desses nove municípios, seis são governados por jovens mulheres que aceitaram o desafio de administrar a cidade em que nasceram e viram desde pequenas as necessidades do povo e que poderiam com ajuda de aliados a potencializar a economia através da beleza natural da região do Brejo. São elas: Adailma Fernandes (Serra da Raiz), Mônica Cristina (Pilõezinhos), Maria Rodrigues (Alagoinha), Gilene Cândido (Borborema), Joyce Renally (Duas Estradas) e Renata Christinne (Belém).

Foto: Ascom

Foto: Ascom

As jovens gestoras vêm mostrando a força da mulher paraibana na política estadual dignificando seu lugar em um cenário predominantemente masculino.

O Brejo é uma região de encantos e paisagens que inspiram, por isso tem atraído muitos visitantes interessados em viver novas emoções. A região tem como ponto forte o turismo de vivência e experiência que proporciona ao turista um mergulho na história e sabores das cidades do interior.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

As prefeitas estão fazendo o diferencial nestas localidades, evidenciando suas raízes, desenvolvendo a economia e construindo uma união exemplar no trato administrativo do Brejo.

Mas tudo isso também só está sendo possível porque há um Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, presidido pelo turismólogo Sergerson Silvestre, que tem trabalhado em parceria com o Sebrae e prefeituras nesta proposta de melhoria da competitividade do Brejo enquanto destino turístico, ampliação do fluxo de visitantes, aumento da permanência no destino, e a criação de ambientes para geração de negócios voltados ao turismo, com estratégias desenvolvidas em quatro eixos de destaque: governança, sustentabilidade, tecnologia e experiência.

Nesse intuito uma extensa programação foi elaborada para o Rota Cultural Raízes do Brejo, que contempla visitação a engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas.

O roteiro começa a partir do dia 20 a 22 de setembro pela Cidade de Belém e foi trabalhado em cima do tema Terra de Fé Arte e Cultura. De 27 a 29, a rota segue para Alagoinha, que vai trabalhar o tema da Cultura popular e natureza na Serra do Boi. Em outubro (11 a 13), o município de Duas Estradas vai mostrar toda a sua história de devoção e seus engenhos. Em Lagoa de Dentro, a festa será realizada no período de 18 a 20 de outubro, quando a cidade vai mostrar também sua origem , fé e tradições aos visitantes.

No município de Serra da Raíz, a rota segue entre os dias 25 a 27 de outubro, neste final de semana, serão apresentadas aos turistas a serra da Copaoba, a colonização e cultura da região. Em novembro, de 08 a 10, o município de Borborema, terra de educadores vai mostrar seus 60 anos de história. O município de Dona Inês vai mostrar toda sua história de amor e resistência, cujos dias de festa serão de 15 a 17, seguido dos festejos da rota em Pirpirituba, que trabalhará o tema literatura, fé e inclusão social. A Rota Cultural raízes do Brejo se encerra no município de Pilõezinhos, no dia 01 de dezembro. Lá os moradores afirmam que a história da cidade é uma explosão de alegria.

Confira toda a programa aqui:

https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube