Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Gari que se formou em História na UEPB participa de programa da Rede Globo

Da Redação. Publicado em 14 de julho de 2019 às 22:34.

Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco

Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco

Um gari do município de Pirpirituba se formou no curso de História pela Universidade Estadual da Paraíba, e defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso que emocionou professores e colegas.

Apaixonado por História, pela poesia e leitura desde cedo o gari tentou ingressar na graduação em 2006, mas não conseguiu. De infância humilde, Edinilson também é filho de gari, e após encerrar o ensino médio começou a trabalhar no comércio, mas não desistiu de fazer um curso superior.

A realização do sonho ocorreu no ano de 2013 quando ingressou na UEPB. Com dois anos de curso, já começou a pensar o tema do TCC e, fazendo pesquisas na internet, achou um no qual se identificou: ‘A Invisibilidade do Trabalho nas Ruas’.

Baseado em um estudo de um psicólogo formado na USP, o tema chamou atenção de Edinilson que construiu a tese e apresentou no último mês de junho.

No dia da defesa do TCC, o gari foi vestido a caráter e presenteou aos membros da banca com um boneco de um gari carregando livros.

A atitude chamou atenção da imprensa nacional e na última semana, o profissional esteve no palco do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo.

Ele disse que também no curso sentia olhares diferenciados quando dizia sua profissão.

– Já sentia na pele a indiferença, os olhares, a falta de atenção da sociedade. Então fui pesquisar sobre a temática da invisibilidade social. Encontrei apenas um psicólogo, formado na USP, que defendeu também o tema. Me apaixonei pela tese, parecia que estava falando para mim. Mesmo usando uma farda chamativa como essa, as pessoas não enxergam os garis, não cumprimentam. Então isso é frustrante – disse.

Na ocasião do programa, Edinilson ainda declamou uma poesia feita exclusivamente para o programa global.

*Com informações da TV Cabo Branco

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube