Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Exibição de filme sobre Jackson do Pandeiro atrai amantes da 7ª arte em João Pessoa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 22 de julho de 2019 às 9:03.

A programação do AnimaCentro deste domingo, 20, no Parque da Lagoa contou uma sessão especial do longa-metragem “Jackson, na batida do pandeiro”, de Marcus Vilar e Cacá Teixeira. Foi a primeira exibição aberta ao público do longa, que ainda não data de estreia confirmada.

Foto: Secom/JP

O documentário foi patrocinado pelo Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

No total, já foram produzidos pelo edital Walfredo Rodriguez 45 filmes entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens. Os investimentos chegam perto dos R$8 milhões somados os três editais já lançados desde 2013.

O documentário retrata o universo íntimo e musical de Jackson do Pandeiro, revelando uma originalidade rítmica que influenciou grandes artistas da MPB, com depoimentos inéditos sobre o artista paraibano, participação em filmes, programas de rádio, frutíferas parcerias, relações pessoais conturbadas, ostracismo e retomada artística, até sua morte, em 1982, na Capital Federal.

Foto: Secom/JP

O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, prestigiou a sessão especial e falou da importância do filme para a cultura paraibana. “É um momento muito importante para a cidade e resgate da nossa história. Jackson é um paraibano ilustre e muito importante para música, inclusive a contemporânea. Com todo esse destaque, essa sessão especial é uma homenagem que a Prefeitura faz”, destaca.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, destaca que a exibição do e a breve estreia do filme marcam um momento importante para o audiovisual da Paraíba.

“A Prefeitura tem crescido no fomento a este importante segmento, que é o audiovisual. Vários filmes que saíram do edital Walfredo Rodriguez foram premiados e exibidos por todo o mundo. Acredito que o mesmo acontecerá o filme sobre Jackson e ele vai ser um sucesso por onde passar”, destacou.

Selecionado na primeira edição do Edital Walfredo Rodriguez, o documentário “Jackson, na batida do pandeiro” tem roteiro e direção da dupla Marcus Vilar e Cacá Teixeira, direção de fotografia de Thiago Marques – que também assina a montagem ao lado de Marcus Vilar –, consultoria musical e trilha sonora original de Carlos Anísio e produção executiva de Heleno Bernardo e Durval Leal.

Foto: Secom/JP

Segundo Marcus Vilar, o filme começou a ser feito em 2003, mas foi interrompido. “O projeto foi retomado em 2013, justamente com o recurso do edital Walfredo Rodriguez e coincidentemente vai ser lançado em 2019, ano centenário de Jackson do Pandeiro”.

Ele disse ainda que esta primeira exibição é importante “porque as pessoas vão poder assistir ao filme em uma sessão especial, isto é também uma prestação de contas, pois o filme feito com recurso público”.

O programa AnimaCentro  tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Galeria Casarão 34, Hotel Globo, Villa Sanhauá, Praça Antenor Navarro e Centro Cultural Casa da Pólvora.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube