Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Coordenador do Sine-CG dá dicas aos trabalhadores para montagem do currículo

Da Redação. Publicado em 10 de julho de 2019 às 19:32.

Em entrevista concedida à Rádio CBN, o coordenador do Sine Campina Grande, Hércules Lafite, contou que o currículo é uma peça de fundamental importância para o candidato em busca de uma vaga de emprego.

Segundo Hércules, o documento, que é tradicionalmente feito no papel, hoje em algumas empresas é digital e pode ser enviado por plataformas específicas, porém, de acordo com ele, não são todos os locais que usam esse tipo de ferramenta.

Hércules explicou que há trabalhadores que tem dificuldade em montar o seu currículo, mas, ele completou informando que atualmente o Sine dispõe de um funcionário exclusivo para auxiliar o trabalhador nessa construção.

A ideia de disponibilizar esse profissional para auxiliar as pessoas, surgiu, segundo o coordenador do Sine, através do depoimento de um trabalhador do bairro do Mutirão, que estava sem o dinheiro para o transporte e ainda precisava pagar R$ 8 para fazer um currículo em uma Lan House.

Além disso, Lafite destacou que a instituição disponibiliza em seu site uma cartilha que diz o passo-a-passo da montagem desse documento de extrema importância para os trabalhadores que buscam se estabelecer no mercado de trabalho.

– O currículo é a peça fundamental, é a chave de entrada em uma empresa, sem o currículo você não vai poder tentar uma vaga, e tem que ser o mais simples possível, com informações básicas, sem ter muita arte, muito enfeite – ressaltou.

Hércules contou também que costuma dizer que o currículo é uma peça de marketing que visa vender o seu interesse na vaga pretendida, sendo assim, ele repassou algumas dicas para a construção do mesmo, são elas:

1º ponto

Neste ponto, deve contar o nome, o estado civil, o endereço, o e-mail e o número, que deve estar sempre atualizado;

2º ponto

Neste ponto, Hércules destacou que deve-se colocar o objetivo, ou seja, em que área o candidato pretende atuar. Segundo ele, é importante nunca colocar diversas áreas, pois foge do foco que a empresa quer no candidato;

3º ponto

Neste ponto, o candidato deve colocar o resumo de suas qualificações, não sendo necessário colocar todas as suas experiências, mas sim as mais recentes e dentro da área pretendida;

4º ponto

O último ponto, fica reservado para a formação acadêmica do candidato, desde graduação a especializações e cursos técnicos.

Por fim, o coordenador do Sine explicou que muitas empresas hoje em dia verificam as redes sociais, sendo necessário para o candidato prestar atenção no conteúdo postado, contou também que é importante não mentir sobre qualificações e explicou que o documento não precisa necessariamente conter uma foto.

– Desde que nós entramos no Sine, em janeiro de 2017, nós tivemos esse cuidado de começar a capacitar vendo a realidade desse povo, desse trabalhador. Então, o Sine ele tem esse trabalho social, que a gente tentou desenvolver – finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube