Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Aesa prevê chegada de transposição ao Eixo Norte e retomada do bombeamento no Leste

Da Redação*. Publicado em 30 de julho de 2019 às 11:22.

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, Porfírio Loureiro, comemorou a volta do bombeamento na segunda estação do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, em Cabrobó, Pernambuco, ocorrido na última sexta-feira.

Em entrevista à Rádio Campina FM, ele ressaltou que a previsão para que a água chegue ao Sertão paraibano é em novembro de 2020.

– Após a recuperação, o bombeamento voltou a funcionar e a previsão é que até o final do ano a água chegue até Jati. Depois disso vai para as barragens do Ceará e, após isso, entra na Paraíba pela barragem de Jaruá, em novembro de 2020 – disse.

A água do São Francisco, pelo Eixo Norte, abastecerá uma população de pelo menos 500 mil habitantes nas cidades de Monte Horebe, São José dos Piranhas e Cajazeiras, mas de acordo com Porfírio, ainda há obras para serem concluídas.

Foto: Reprodução

– O estado da Paraíba é o mais beneficiado pela transposição, tanto no Eixo Leste, quanto no Norte. Vamos abastecer mais 500 mil habitantes no Eixo Norte e a fase mais importante é a entrada pelo ramal de Piancó, que vai dar a redenção ao Vale do Piancó e toda a região – disse.

Loureiro também comentou a situação do bombeamento do Eixo Leste da transposição.

De acordo com ele, após determinação, está sendo realizada, desde o dia 4 de julho, uma fase de testes e, após os 60 dias previstos, o bombeamento poderá voltar a funcionar.

– Dando tudo certo, podemos ter o bombeamento do portal de Monteiro retomado a partir de 4 de setembro – ressaltou.

*Informações da Rádio Campina FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube