Fechar

logo

Fechar

Advogado comenta sobre mudanças na reforma Previdenciária

Da Redação. Publicado em 13 de julho de 2019 às 11:52.

Foto: ABr

Foto: ABr

Com a aprovação do texto-base da Reforma da Previdência no Congresso Nacional, o que se configura como a primeira etapa da reforma, o advogado previdenciário, Rubem Iago Moraes, comentou nesta sexta-feira, 12, sobre algumas mudanças que os brasileiros precisam estar atentos.

Uma das principais questões é com relação ao valor da aposentadoria. O advogado explicou que o cálculo será feito considerando todas as contribuições.

– Não será considerado apenas as 80 maiores contribuições, quer dizer, hoje, atualmente, se calcula 80% das maiores contribuições. Agora, todas serão calculadas, incluindo as menores. Os homens permanecem com a mesma faixa etária, 65 anos para atingir a aposentadoria, enquanto as mulheres passarão aos 62 anos, aumentando dois anos de diferença a regra atual – explicou Moraes.

Um segundo tópico discutido pelo entrevistado, foi a pensão por morte. Atualmente, a pessoa contemplada com o benefício tem direito a 70% do valor e 10% por dependente que, a partir da possível aprovação da nova reforma, passará a contar com 60% do benefício acrescido de 10% a cada dependente familiar.

– Como os casos podem variar, eu sugiro que as pessoas façam os cálculos e acompanhem os avanços desse projeto. É importante considerar que existe a regra de transição, por isso, algumas mudanças não serão de imediato. Em linhas gerais, será uma mudança gradativa – finalizou.

Entrevista repercutida na Rádio Correio FM*

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube