Fechar

logo

Fechar

Secretário de Saúde revela ampliação de hospitais para desafogar grandes centros

Da Redação. Publicado em 14 de junho de 2019 às 21:20.

Operacionalizar os hospitais de Patos e Guarabira, inicialmente, para desafogar os Traumas de Campina Grande e João Pessoa. Este é um dos objetivos da Secretaria de Estado da Saúde, na gestão de Geraldo Medeiros.

Em entrevista à Rádio Panorâmica FM, ele disse que a Paraíba, proporcionalmente falando, é o estado brasileiro com maior número de hospitais do país. Existem 31 hospitais e quatro UPAS e, segundo ele, é preciso que haja uma centralização de ações para alguns hospitais, no sentido de que se tornem centros de referência e desafoguem os maiores, mas que também garantam uma prestação de serviço mais próxima ao paciente.

– Queremos tornar alguns hospitais como o de Patos, Guarabira, Taperorá, Picuí, Monteiro, Pombal, como centro de referência. Vamos focar no sentido de que eles se tornem mais resolutivos e desafoguem Campina Grande e João Pessoa, porque há um fluxo exagerado de pacientes, principalmente vítimas de trauma, vindos do Sertão, que viajam até 400 km para serem atendidos em Campina. Essa é nossa visão inicial – destacou.

Segundo Geraldo, o hospital de Patos será o primeiro a passar por modificações na estrutura e na operacionalização. Neste, devem ser ampliados para 20 o número de leitos da UTI adulta, para 10 o de UTI infantil, para seis, o número de salas de cirurgias, enfermaria pediátrica para 33 leitos, além da ampliação das alas vermelha e amarela.

A ideia é fazer a ampliação também no hospital de Guarabira.

– Já visitamos 27 hospitais e já temos uma visão global da situação deles e, brevemente, estaremos levando um diagnóstico desses para o governador. O tratamento que será realizado, progressivamente, é para garantir resolutividade e beneficiar a população.. A região de Patos abrange uma população de pelo menos 500 mil habitantes e a de Guarabira, pelo menos 300 mil – destacou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube