Fechar

logo

Fechar

Professor ressalta importância de aplicativo que mostra onde os preços estão baixos

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 29 de junho de 2019 às 9:21.

O aplicativo de celular ‘Preço da Hora’ é a mais nova ferramenta de transparência do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba que irá disponibilizar para o cidadão, em qualquer região do Estado, informações, em tempo real, onde comprar barato na com preços de mais de 739 mil itens de produtos dentro de uma amostra de 2 bilhões preços analisados em 120 mil estabelecimentos.

O lançamento do ‘Preço da Hora’, com tecnologia 100% paraibana foi realizado nesta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção. O aplicativo foi criado e desenvolvido pelo TCE-PB em parceria com o Governo do Estado e uma equipe de professores da Universidade Federal da Paraíba. O professor do Departamento de Economia da UFPB, Aléssio Almeida ressaltou a importância da ferramenta e da idealização do aplicativo.

“A gente já estava com essa ideia na universidade de tentar criar uma ferramenta de custo de vida e vimos essa oportunidade com o Tribunal de Contas, que tinha a demanda de verificar sobrepreços nas estações, preço de referência e resolvemos fazer a parceria para a criação do aplicativo para saber o menor preço de diversos produtos em estabelecimentos em todo o Estado.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Segundo o professor, 11, 9 milhões produtos são analisados por dia para apresentar ao consumidor e o sistema é atualizado a cada 5 minutos. O aplicativo poderá ser baixado nos smartphones ou em computadores e tablet, disponível para os sistemas IOS e Android.

“O aplicativo está disponível em multiplataformas com o objetivo de gerar informações para o cidadão, que em tempo real tem acesso aos preços de todos os estabelecimentos que emitiram notas fiscais no Estado. Estamos objetivando gerar uma economia para sociedade . É uma força tarefa do conhecimento da UFPB com o TCE e o governo do Estado imbuídos em gerar um produtos que seja útil ao paraibano”, explicou.

Ele ressaltou ainda que o serviço é totalmente gratuito ao cidadão e a tecnologia é 100% paraibana. “Tudo foi feito aqui e nós trabalhamos mais de seis meses para conseguir gerar informações mais rápidas ao consumidor, o que vai contribuir com a economia doméstica e financeira”,completou Aléssio Almeida.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube