Quantcast

Fechar

logo

Fechar

PMJP alerta para riscos de acidentes de trânsito em período de chuva e feriados

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 16 de junho de 2019 às 8:16.

Profissionais do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) alertam que cuidados simples por parte dos motoristas e motociclistas ajudam a prevenir acidentes de trânsito. Somente entre os dias 1º e 13 de junho, já foram realizadas cerca 200 cirurgias entre procedimentos de urgência e eletivos. Desse total, 80% foram em decorrência de acidentes no trânsito.

“É um período que muitas pessoas pegam a estrada, estão em clima de festa, portanto é importante redobrar os cuidados. Se for dirigir não consumir bebidas alcoólicas e utilizar todos os equipamentos de segurança”, ressaltou a Fabiana Araújo, médica e diretora Ortotrauma.

“Além disso, se o motorista estiver em alta velocidade, a chuva reduz o atrito do pneu à pista e o carro precisa de um espaço maior para a frenagem, aumentando o risco de impacto”, completou.

De janeiro a maio deste ano foram realizadas 2.528 cirurgias. Em 2018 o Complexo Hospitalar atendeu 103.418 pacientes, sendo 76.400 de João Pessoa e 26.672 de outros municípios, realizando mais de 6.500 cirurgias. Do total, 90% dos casos foram de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo moto e com necessidade de cirurgia de urgência.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Para quem for pegar a estrada nesse período de festas juninas é importante que, além da revisão do veículo, o condutor tenha cuidado com ultrapassagens. A atenção deve ser redobrada também ao fazer curvas acentuadas, tomando o cuidado de reduzir a velocidade antes, de forma suave, evitando freadas bruscas.

“Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2017 40% das crianças que morreram no trânsito brasileiro estavam em condição de ocupantes de veículos, superando inclusive casos de atropelamentos. Os atropelamentos vêm na segunda colocação, representando 32% do total de mortes no trânsito”, explicou a diretora.

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que os acidentes no trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de brasileiros feridos nos últimos dez anos e representaram um custo de cerca de R$ 2,9 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ortotrauma– A unidade hospitalar é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Além disso, também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem e atende urgências psiquiátricas por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).

Nos últimos anos, a unidade hospitalar aumentou sua capacidade cirúrgica em 100%, realizando uma média de 5.000 cirurgias por ano.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube