Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Comunidade comemora incorporação de todos os tipos da AME para receber medicamento

Da Redação*. Publicado em 18 de junho de 2019 às 10:55.

O Sistema Único de Saúde incorporou os portadores do tipo 2 e 3 da Atrofia Muscular Espinhal (AME) para o recebimento do medicamento Spinraza.

A vice-presidente da AME Paraíba, Renaly Vidal, comemorou a incorporação e disse que esta é uma esperança aos portadores de todos os tipos da doença, que na Paraíba são pelo menos 40.

Ela disse ainda que atualmente são catalogados quatro tipos da doença e que, anteriormente à portaria do SUS, o medicamento era expedido apenas para o tipo 1

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– É motivo de comemoração. Ainda não sabemos como vão ser as regras, mas já estamos muito felizes para que o medicamento seja expedido para outros tipos de AME. O tipo 1 é a forma mais grave da doença, a 2 é a intermediária, a 3, o paciente chega a andar até no máximo 12 anos de idade e a tipo 4 é descoberta após os 30 anos. Antes do compartilhamento de risco, o medicamento só foi autorizado pelo SUS para pacientes do tipo 1, que não façam uso de ventilação mecânica. A partir de agora, se o neurologista do paciente ver que o medicamento vai fazer efeito, o SUS também vai liberar – disse.

Renaly ressaltou que o SUS deu prazo de 180 dias para regulamentação e criação de centros de distribuições, que terá, inclusive, uma sede no Nordeste.

*As informações são da Rádio Campina FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube