Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Colunista e o ´caso Moro´: O Brasil novamente no despenhadeiro

Da Redação. Publicado em 11 de junho de 2019 às 20:00.

O Brasil mergulhou, ontem, noutro despenhadeiro institucional, com (o começo) das revelações de uma ´tabelinha´ entre o ex-ministro Sérgio Moro e o chefe da Operação Lava Jato no Ministério Público do Paraná, Deltan Dallagnol, fora dos autos.

A torrente de mensagens trocadas, apesar de obtidas de maneira espúria, expõe um protagonismo do magistrado acima dos limites de sua função à época, o que macula a indispensável impessoalidade para o julgamento dos processos objeto dessa ´interação´.

Inevitavelmente, foi aberta uma prolongada – e, em alguns aspectos, subjetiva – discussão acerca do grau de nulidade processual que os relatos já vindos à tona ensejam aos casos julgados por Moro e que resultaram em sentenças.

Faz-se necessário aguardar um pouco mais para se ter a dimensão desse fato que arranha inquestionavelmente o prestígio do ex-magistrado.

Como na parábola bíblica, joio e trigo ficaram misturados – ou seja, autoridades judiciárias, do MP e sentenciados -, em mais um episódio que nos envergonha enquanto nação e nos indigna na condição de cidadãos.

No Brasil atual, desgraçadamente, a população descobre gradualmente que sempre o fundo do poço é mais embaixo.

*fonte: coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souza

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube