Fechar

logo

Fechar

UNE convoca megaprotesto no dia 15 contra cortes na educação

Folhapress. Publicado em 10 de maio de 2019 às 18:18.

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

ANGELA PINHO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 0 A UNE (União Nacional dos Estudantes) convocou estudantes de todo o país para uma mobilização nacional na próxima quarta-feira (15) contra os cortes de verba nas universidades federais anunciados pelo governo Jair Bolsonaro (PSL).

Sindicatos ligados à educação já haviam anunciado paralisação e manifestações nessa data contra a reforma da Previdência.

Com o anúncio do bloqueio de verbas e a suspensão de bolsas de pesquisa, a UNE decidiu fazer uma nova convocação para os protestos e colocar a reversão dos cortes nas instituições como pauta prioritária.

A entidade descarta, no entanto, uma greve estudantil posteriormente. “A nossa convocação é universidade aberta funcionando a todo vapor, porque o sonho do Bolsonaro é que a universidade pare”, diz a presidente da entidade, Marianna Dias.

Apesar de descartar uma paralisação prolongada, ela afirma que os estudantes vão parar em dias pontuais e farão uma série de manifestações. “A mobilização vai ser todo dia, nas universidades e nas ruas, mas as paralisações vão ser pontuais.”

Desde o anúncio dos cortes, alunos e pesquisadores já vêm promovendo atos em algumas cidades do país. A ideia é que a quarta-feira seja um marco da nacionalização desse movimento.

“O dia 15 vai ser um dia histórico, que vai marcar o início de uma movimentação massiva”, afirma Marianna.

Segundo ela, que é aluna de pedagogia da Unip (Universidade Paulista), estudantes de instituições privadas também estão sendo convocados.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube