Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Soh Jackson e Eleonora Falcone homenageiam Jackson do Pandeiro

Da Redação com Ascom. Publicado em 25 de maio de 2019 às 11:56.

A já habitual presença de Soh Jackson n’A Budega Arte Café, todas as últimas quintas-feiras de cada mês, tem como convidada especial a cantora e compositora Eleonora Falcone neste mês de maio, dia 30, a partir das 20h.

Depois do enorme sucesso que foi a apresentação do grupo Soh Jackson como atração principal do 2ª Festival de Música da Paraíba, no passado dia 18 de maio em Alagoa Grande, cidade berço de Jackson do Pandeiro, o grupo regressa aos palcos com novas músicas do mestre, embaladas pela voz de Eleonora Falcone, que assim se junta a esta celebração.

Sobre Soh Jackson:

Ely Porto (voz e zabumba)

Músico percussionista, compositor, ator e arte-educador, é graduado em Educação musical pela UFPB. É o idealizador do grupo Soh Jackson, que tem a proposta de difundir a obra musical do ‘Rei do Ritmo’ com a valorização do forró. O repertório foi construído fazendo um passeio musical por todas as fases da vida de Jackson do Pandeiro.

Ely Porto também é coordenador e idealizador do projeto Tamborete, o primeiro grupo de zabumbas do Brasil, com fins sociais e culturais, destinado a crianças, jovens e idosos. Foi integrante da banda Cabruêra na sua composição inicial, fez parte da banda As Parêa na formação original, integrou a Banda Labacé do músico paraibano Escurinho, foi zabumbeiro de Antônio Barros e Cecéu, e ainda, tocou diversas vezes com a mestra Cátia de França.

Betinho Lucena (percussão)

Iniciou a carreira musical aos 16 anos acompanhando artistas dos mais diversos ritmos. Em 2010 passa a integrar o Grupo Armorial Cordas de Caroá, apadrinhado pelo escritor Ariano Suassuna, e o Grupo Imburana de Manifestações Culturais, da UFPB. Em 2011 passa a integrar Os Fulano onde é vocalista e percussionista.

Foto: ascom

Foto: ascom

Já se apresentou em palcos como o Maior São João do Mundo -PB, Terreiro do Forró – PB, São João da Capital – PB, dentre vários municípios paraibanos, assim como nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Participou em shows e festivais como o FENEPS (Festival Nordeste Sim Sinhô – PB), FENFIT (Festival Nacional Forró de Itaúnas – ES), Festival de Música da Paraíba, Festival 1 Tonelada de Forró – BA, Remelexo Brasil – SP, Casa São Jorge – SP, Icaraí – SP, Festa das Tradições Nordestinas – SP e Festa de 100 anos da cidade de Nova Friburgo – RJ.

Em 2015, com Os Fulano, lança o EP Forrobodó Parahyba e em 2017 o EP Etá Forró. Atualmente integra os projetos Jackson Racional e Os Afrobatuques, Sexteto Tabajara e Soh Jackson.

Lue Maia (percussão)

Começou a estudar música aos 5 anos, quando começou a ter aulas de violino. Aos 10 anos optou por se dedicar apenas à percussão, época em que ingressou na Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN). Concluiu o curso 5 anos depois, com 15 anos de idade. Concomitantemente foi percussionista da Orquestra Infantil do Estado da Paraíba (OIEPB). Integrou, entre 2008 e 2018, o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado da Paraíba (OSJPB) e, atualmente, integra o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Estado da paraíba (OSPB).

Fez o Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical – especialização em Percussão e Bateria, no IFPB e concluiu, em 2018, o curso de Bacharelado em Música da UFPB – Práticas Interpretativas, Instrumento Percussão.

Ao longo de sua carreira acompanhou e tocou em diversos grupos de música como Iamaká, Totonho & Os Cabra, banda-fôrra, Titá Moura e O Passaredo, Chico Limeira, Banda Uns e os grupos de maracatu Círculo dos Tambores, Quebra-Quilos, Pé de Elefante, Maracastelo e Maracaíba.

Lucas Carvalho (sanfona)

Um dos mais prodigiosos nomes da nova geração da música paraibana, Lucas Carvalho já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Ellen Oléria e Khrystal. Também fez show com Sandra Belê, Eleonora Falcone, Socorro Lira e André Morais. Ainda adolescente, lançou o CD autoral ‘Sementes do Nordeste’.

Com formação erudita, Lucas começou os estudos acadêmicos tendo como opção o saxofone. Mas, fã de Luiz Gonzaga, optou pelo acordeon. Sua formação inicial foi na Escola de Música Anthenor Navarro, que funciona na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Eleonora Falcone (convidada especial – voz)

Eleonora Falcone nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou sua carreira artística no Rio de Janeiro onde, em 2000, lançou APETITE, que traz canções de sua autoria e de autores da cena carioca.

A partir do lançamento do primeiro CD em sua cidade natal, a artista integra-se à cena musical paraibana, tornando-se parceira de poetas conterrâneos e participando de grandes eventos do circuito paraibano como Centro em Cena, Fenart, Seis e Meia, Estação Nordeste, Cineport e Agosto das Letras.

Conquista o primeiro lugar do XIII Festival MPB/SESC/FUNJOPE com “Carta de Amor”, sua e do poeta paraibano Lúcio Lins, que dá origem a um videoclipe produzido com apoio do Polo Multimídia da UFPB. Em 2007, lança EU TENHO UM PEDAÇO DE SOL QUE GUARDO COMIGO DESDE MENINA (cujo o nome foi abreviado para PEDAÇO DE SOL), CD gravado em João Pessoa, cujo repertório é integralmente baseado em autores paraibanos.

Eleonora vem se apresentando em eventos como Novo Canto e Levada Oi Futuro (Rio de Janeiro – RJ), Recbeat (Recife – PE), Feira da Música (Fortaleza – CE), Femucic (Maringá – PR), Festival de Inverno (Campina Grande – PB), Festival de Artes de Areia (Areia – PB), entre outros. Com a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, cantou no Concerto de Inauguração da Estação Cabo Branco (João Pessoa), uma das últimas obras do arquiteto Oscar Niemayer.

Em 2018, a artista produz e lança nas plataformas digitais, com distribuição da Dubas Música, o EP MAIS QUE MAR, composto por poemas de Lúcio Lins especialmente musicados por ela para este projeto, cuja faixa de abertura, “Sanhauá”, deu origem a seu segundo videoclipe. Ainda em 2018, Eleonora lança o lyric vídeo de “Vestindo o Poema”, segunda faixa do EP.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube