Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Professor do IFPB destaca corte de verbas na instituição e importância de protestos

Da Redação*. Publicado em 15 de maio de 2019 às 11:25.

O professor Adeildo Filho, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), comentou o corte nas verbas de custeio para as universidades e institutos federais, além do bloqueio de bolsas de pesquisa.

Segundo ele, as manifestações desta quarta-feira, 15, em todo o país, em defesa dos recursos para a Educação, são necessárias pois nunca houve um contingenciamento dessa magnitude.

Além disso, o professor destacou que os protestos também são contra a reforma da Previdência.

Conforme Adeildo, o presidente Jair Bolsonaro, desde a época de campanha, já sinalizava cortes na Educação, já que nunca apresentou propostas concretas para a área.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ele frisou que os cortes dessa vez são mais preocupantes, pois atingem as verbas de custeio das universidades e institutos federais, que são usados para a manutenção e funcionamento, como água, luz, telefone, internet, bolsas de alunos, alimentação, serviços terceirizados [limpeza e segurança].

– O Instituto Federal hoje é formado por vários campi em várias cidades. Hoje nós temos campus em todas as regiões do Estado da Paraíba e aqui em Campina Grande temos cerca de três mil alunos, não só daqui mas das cidades no entorno. Esses alunos passam o dia na escola, recebem auxílio-escola, alimentação e até ajuda de moradia e esta verba está sendo cortada. São 21 campi do IFPB na Paraíba, 27.831 alunos matriculados no Estado, um polo de inovação, 88 cursos técnicos, 48 cursos de graduação, 15 cursos de pós-graduação, 94,4% dos cursos foram avaliados com conceito 5 e 4 pelo MEC, 1.324 professores, sendo 380 doutores e 707 mestres, cerca de 200 grupos de pesquisa e extensão, ou seja, presta um serviço à população e que tem gerado um ensino de excelência – explanou.

As manifestações em Campina estão ocorrendo na Praça da Bandeira.

*Informações da rádio Correio FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube