Fechar

logo

Fechar

Presidente da Comissão de Educação critica corte de verbas em universidades federais

Da Redação. Publicado em 3 de maio de 2019 às 16:55.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O presidente da Comissão da Educação na Câmara dos Deputados Federais, deputado Pedro Cunha Lima (PSD/PB), falou sobre o corte de 30% dos custeios das universidades federais do país.

Pedro disse que a condução da política pública brasileira não deve ter, como principal vetor, o cunho ideológico.

De acordo com ele, a primeira ideia para o corte foi principalmente para a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

– A princípio seria para essas três universidades, com esse aspecto de que não pode ser espaço de balburdia, trazendo por traz disso essa questão de carga ideológica. Não pode ser assim. Temos que ter critérios técnicos claros. Depois dessa história que o corte de 30% seria apenas para essas universidades, se colocou para todas as demais. E assim, surge o segundo problema, que não se pode cortar de maneira igual para todo mundo, porque deixa de usar um critério de gestão, pois as universidades brasileiras possuem realidades diferentes e passam por momentos econômicos distintos – criticou.

O deputado ainda disse que as instituições federais de ensino superior não podem ter sua autonomia agredida e não se pode usar o argumento de que os cortes nesses recursos serão para abrir vagas em creches.

– Por fim o argumento é para que, com os cortes, possa se construir vagas em creches. Precisamos investir mais nessa etapa da vida, mas não é o dinheiro que sobra na universidade que está faltando na educação básica. Tem que ter cuidado para as pessoas não imaginarem que há uma disputa nesses orçamentos e que há um bolo único para os dois – contou.

O deputado ressaltou que o corte poderia ser feito nos recursos da Câmara e que este seria de apenas 5%, mas o governo e os deputados não querem discutir o assunto.

As informações são da Rádio Arapuan FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube