Fechar

logo

Fechar

Presidente da ACCG volta a falar sobre nova economia e ensino voltado ao futuro

Da Redação*. Publicado em 27 de Maio de 2019 às 11:50.

A chamada indústria 4.0 e a revolução digital pode trazer possibilidades, mas também dificuldades para muitas empresas e empregados que não se adaptarem às evoluções tecnológicas.

Exemplos disso, além da crise, são o grande número de lojas fechadas, que não se reinventaram para esse modelo de competitividade, que não dá mais para fugir.

Durante entrevista à Rádio Campina FM, o presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Marcos Procópio, disse que é preciso haver uma modificação tanto na mentalidade dos empresários, como na formação e qualificação dos trabalhadores.

Ele falou que as universidades, escolas técnicas e outros devem trazer uma grade de ensino de acordo com o tipo de emprego voltado ao futuro.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

– É preciso que as entidades privadas e públicas adquiram ou criem modelos de capacitação mais alinhados à nova economia, e tenham uma grade curricular voltada ao futuro, pois ainda temos hoje empresas voltadas ao passado – disse.

As revoluções atingem, principalmente, os trabalhadores. Para que se adequem às demandas futuras do mercado, é necessário ter uma mão de obra com qualificação voltada à tecnologia, possuir características e comportamentos de liderança e ações voltadas ao mundo digital.

– Temos boas instituições educacionais que formam boa mão de obra. Temos qualidade, mas não temos quantidade e colocamos poucas pessoas com disponibilidade no mercado, que sejam alinhados a essa nova demanda. Precisamos ter esse alinhamento com as competências relacionadas ao futuro e não mais formar pessoas para o modelo de mercado tradicional. Se olharmos na Rua João Pessoa, centro de Campina Grande, vemos que boa parte do mercado tradicional está de portas fechadas. A forma de produzir serviços está mudando, e precisamos mudar juntos – reformou.

*As informações são da Rádio Campina FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube