Fechar

logo

Fechar

Entenda como funciona a plenária do Orçamento Democrático Estadual

Da Redação. Publicado em 3 de maio de 2019 às 21:16.

Em entrevista, o Secretário Executivo do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves, esclareceu dúvidas a respeito da primeira plenária. O evento é um projeto do Governo do Estado responsável pela promoção da participação popular na Paraíba e ocorre nesta quinta-feira, desde às 19h, na Escola Técnica Bráulio Maia, no Bairro Dinamérica, em Campina Grande

O Orçamento Democrático foi implementado pelo Ex-governador Ricardo Coutinho e desde então vem atuando em todo o estado.

Segundo o Secretário, o projeto é de grande importância para o Governo Estadual, pois é a partir dele que as reais necessidades da população são ouvidas e as políticas públicas trabalhadas de forma mais eficiente.

Foto: Arquivo/ Reprodução Internet

Foto: Arquivo/ Reprodução Internet

– Só sabe o que a população enfrenta é ela própria que está no dia a dia, vivendo aquela realidade. E é isso que tem feito o governo acertar tanto – ressaltou.

O Secretário explicou como a votação acontece e falou sobre as fases que resultam na execução das prioridades da população.

– A população apresenta o que ela considera de prioridade e também as demandas fracionadas como abastecimento de água de tal comunidade, pavimentação de rodovia tal. Ao final nós vamos ter um ranking com as demandas mais pedidas da população – contou.

Conforme Célio, após a fase das audiências acontecerá uma reunião do Conselho Regional. Na reunião, este vai fazer uma seleção de cinco demandas da região, por cada uma das cinco áreas, o que resultará em 15 áreas distintas. Ele explicou ainda que, as propostas desse ano serão debatidas, analisadas e registradas para o ano que vem.

Para participar da audiência é necessário que os cidadãos interessados façam um credenciamento. Este pode ser realizado por meio de um aplicativo para celular do Portal da Cidadania ou presencialmente no local da plenária.

No ato do cadastro é necessário que o cidadão mencione suas prioridades quanto às necessidades da população e a partir disso ele estará apto a votar.

As informações foram veiculadas pela Rádio Caturité FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube