Fechar

logo

Fechar

Balé Cidade de Campina Grande realiza turnê por cidades paraibanas

Ascom. Publicado em 16 de maio de 2019 às 13:33.

O Balé Cidade de Campina Grande está em turnê pela Paraíba onde irá se apresentar em seis cidades entre os dias 17 e 28 de maio.

O circuito começa por João Pessoa, dia 17, 19h30, no Teatro Santa Rosa e segue com Guarabira, dia 19, 17h, no Teatro Geraldo Alverga; Campina Grande, dia 21, 20h, no Teatro Sesc Centro; Patos, dia 23, 19h30, no Galpão da Cultura; Sousa, dia 25, 19h30, no Galpão Grupo de Teatro Oficina e Cajazeiras, dia 27, 19h30, no Teatro Iracles Pires. A classificação é livre e a entrada é franca.

O público terá oportunidade de assistir ao espetáculo “Metal”, que é a terceira montagem do grupo. A programação inclui ainda a realização da Oficinas de Dança Contemporânea, que será ministrada pelos coreógrafos e bailarinos Romero Mota, Sérgio Galdino e Cas Silva.

O Balé Cidade de Campina Grande está indo juntamente com o projeto do Sesc Paraíba, o “Paraíba EnCena”, que é um projeto de circulação cênica que acontece simultaneamente nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras.

De 17 de maio a 02 de junho, as seis cidades recebem espetáculos de diversas companhias paraibanas.

Integrando a programação, o Sesc oferece ainda, gratuitamente, seis oficinas de temáticas variadas, que acontecem em cada uma das cidades participantes. Informações sobre as oficinas, bem como os formulários de inscrição, estão disponíveis no link www.sescpb.com.br.

Foto: Rondinelle de Paula

Foto: Rondinelle de Paula

ESPETÁCULO METAL

Metal é fruto de uma pesquisa que foi construída em uma atmosfera baseada no figurativo, tendo como base imagens da parte química e cientifica dessas substâncias e na incessante busca humana pela riqueza desses metais, traduzidas no filme Serra Pelada e na fotografia de Sebastião Salgado sobre o tema.

Com coreografia do carioca Rafael Gomes, Metal dialoga diretamente com o coletivo e observa o comportamento do mesmo corpo no ambiente solitário.

O diretor artístico Erasmo Rafael explica que “no seguimento, transformamos esse corpo no movimento das lavas vulcânicas que traz consigo uma rica composição mineral e também nos acentos da dança do pássaro negro Maleo, que com sua agilidade nas asas depende dessa energia e magnetismo”.

A trilha sonora é composta por ruídos industriais, onde são acentuados a lapidação e o rompimento de correntes afetivas.

Também fazem parte da cena temas abordados no cotidiano contemporâneo, como o respeito à mulher, a diversidade e a personalidade.

BALÉ CIDADE DE CAMPINA GRANDE

A qualidade alcançada em apenas cinco anos de existência confere ao Balé Cidade de Campina Grande o reconhecimento precoce do trabalho desenvolvido nos palcos da Paraíba e do Brasil.

Mais notável ainda é constatar que a produção e a difusão de belíssimas coreografias são apenas parte de um projeto mais amplo, imbuído das diretrizes estabelecidas pelo Instituto Balé Cidade de Campina Grande para sua política cultural desenvolvida em parceria com a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral e a Prefeitura Municipal de Campina Grande através das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Cultura e o Teatro Municipal Severino Cabral.

Além de encantar plateias por onde passa, o Balé Cidade de Campina Grande realiza um trabalho exemplar de formação de público, de pesquisa e debate, preservação da memória da dança em Campina Grande, de produção de eventos sobre essa linguagem artística como por exemplo a Mostra Campinense de Dança e projetos sociais de formação artísticas com os projetos “Dança Cidadã” onde oferece aulas de ballet clássico para crianças dos 7 aos 11 anos da rede municipal de ensino, o “Homens na Dança” que capacita rapazes dos 13 aos 30 anos com aulas de ballet clássico e dança contemporânea e o “Balé Jovem de Campina Grande” formado por 10 bailarinos escolhidos entre os alunos da Escola de Dança.

O Balé Cidade de Campina Grande tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Campina Grande através das Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Teatro Municipal Severino Cabral.

FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO METAL
Direção Artística e Produção Executiva: Erasmo Rafael
Direção Cênica: Romero Mota
Coreografia: Rafael Gomes
Direção de Ensaios e Elenco: Sergio Galdino
Trilha Sonora: Luan Fernandes
Iluminação: Napoleão Gutemberg
Assistente de Produção: Fanny Veiga e Beatriz Vieira Costa
Assessoria de Imprensa: Maria Zita Almeida
Mídias: Carol Vieira Costa
Elenco: Cas Silva, Jardel Melo, Jessica Oliveira, Stênyo Pablo, Natália Rodrigues, Romero Mota e Marley Lucena.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube