Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Secretária diz que projeto de prevenção a incêndio para escolas está com Bombeiros

Da Redação. Publicado em 9 de abril de 2019 às 21:04.

Foto: Paraibaonline

O diretor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Público Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab), Napoleão Maracajá, em entrevista à Rádio Panorâmica disse que o sindicato realizou um levantamento em 21 das 39 creches que existem em Campina Grande e foi apontado que, em nenhuma das visitadas, há saída de emergência.

Ele disse que mostrou o resultado do levantamento à secretária de Educação, Iolanda Barbosa, e que ela teria se assustado em alguns pontos.

Em resposta, concedida à mesma Rádio, a secretária disse que a informação procedia em partes, pois, segundo ela, antes mesmo da visita do sindicato às creches, a Secretaria já tinha feito um estudo técnico e enviado o projeto de pânico e incêndio para o Corpo de Bombeiros e está, agora, esperando a aprovação.

– O Sintab, de fato fez essas visitas, porém as creches visitadas são aquelas cujos prédios tem mais de 40 ou 50 anos de construção. Temos pelo menos 25 nessa situação, algumas delas recebemos do Governo do Estado em 2015, e estas não recebiam manutenção. Porém, independentemente da situação dos prédios, a manutenção regular está sendo feita. Alguns casos passaram por reformas, mas não a que transforma o espaço visto que muitas vezes é um local pequeno e não segue o modelo do FNDE, porém temos também no município creches em prédios novos que seguem a determinação do Governo Federal com exigências técnicas de segurança – explicou.

Ainda na entrevista, Iolanda Barbosa destacou que, antes mesmo das visitas do sindicato, a Secretaria já havia feito estudos, através da equipe de engenharia, para garantir mais segurança a esses locais.

– Já tínhamos fazendo estudos técnicos independente dessa visita, pois estamos construindo um projeto para toda as unidades escolares de um projeto de incêndio e pânico e esse tramita, primeiramente, pelo Corpo de Bombeiros, pois não é somente uma simples sinalização, seria de mudanças internas. Estamos esperando a aprovação para iniciarmos o projeto. Não são características apenas dessas creches, mas de muitos prédios públicos também – disse.

Iolanda ressaltou ser um compromisso da secretaria de Educação a resolução do caso e que as medidas emergenciais já foram tomadas.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube