Fechar

logo

Fechar

Relatores do TCE/PB têm painel para consulta regionalizada na área da saúde

Ascom. Publicado em 10 de abril de 2019 às 14:16.

 

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Relatores de processos e integrantes da Auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba vão ter acesso mais rápido à situação da saúde pública nos municípios cujas contas anuais têm sob análise.

Isso decorre do desenvolvimento de painel eletrônico com informações minuciosas, região por região, sobre dados populacionais, despesas com serviços de saúde e remédios, número de hospitais, postos e equipamentos, quadro de médicos, dentistas, enfermeiros e demais servidores da área.

Determinada pelo presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana, a iniciativa atende ao propósito da Auditoria Regionalizada, sistema pelo qual cada relator se encarrega, com equipe própria de auditores, do exame das contas de determinado bloco de Prefeituras então distribuídas em dez regiões do Estado.

“O propósito é fazer com que cada relator e cada equipe da Auditoria tenham conhecimento mais detalhado e imediato dos problemas que neste setor afetam os municípios da região sob seus cuidados. Isso acarreta a celeridade processual, porquanto as informações já estão regionalmente disponibilizadas, além de beneficiar a sociedade desejosa da pronta interveniência do Tribunal, sempre que for necessário”, explica o conselheiro Arnóbio Viana.

O Painel da Saúde, assim denominado, foi a ele apresentado, na tarde desta terça-feira (9), pelo coordenador da Gestão de Informática Josedilton Diniz, em encontro do qual ainda participaram o diretor geral do TCE Umberto Porto, o diretor administrativo Karoly Agra, o assessor técnico da Diretoria Geral Humberto Gurgel e o técnico de informática Giordano Rodrigues.

As informações ali disponíveis provêm do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (o Sagres, ferramenta desenvolvida e aperfeiçoada desde 2012 por técnicos do próprio TCE) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube