Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Desde fevereiro sem bombeamento, transposição não tem previsão de retomada na PB

Da Redação*. Publicado em 30 de abril de 2019 às 10:51.

Desde o dia 22 de fevereiro o bombeamento do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, que transporta água pelo leito do rio Paraíba para o açude de Boqueirão, está paralisado e não há previsão para a retomada.

As informações são do presidente da Agência Estadual de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, em entrevista à Rádio Campina FM.

Ele destacou que já foi enviado ofício para o governo federal, mas até agora não tem resposta. Ele ainda destacou que, mesmo diante do problema, as águas do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, são suficientes para abastecer Campina Grande e todas as demais cidades.

Foto: Paraibaonline

– Não temos nenhuma informação da retomada. Via ofício, perguntamos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, mas não tivemos resposta. Sabíamos que havia uma obra do Dnocs na adutora do Pajeú, para Pernambuco, e por isso teve que ser paralisado. Estamos no período chuvoso do Cariri e se as águas do São Francisco tivessem banhando o rio Paraíba, Boqueirão iria ter uma recarga maior – disse.

O presidente da Aesa desmentiu uma informação do deputado estadual Moacir Rodrigues, que disse que o bombeamento foi paralisado porque o governo federal quer que os estados beneficiados pela transposição paguem a manutenção dos canais. Segundo Porfírio, isso nunca aconteceu.

– O próprio governo federal formalizou uma câmara de conciliações com os quatro estados que vão ser receptores do São Francisco, e já teve a primeira reunião para saber como vai ficar o modelo de gestão da obra dos eixos norte e leste. Não há cobrança agora porque tem pré-requisitos para os estados assinarem o contrato de gestão e, ainda, tem que definir alguns parâmetros – contou.

Ele disse que a manutenção e operação é a parte mais barata da operacionalização e que o mais caro seria o consumo de energia elétrica, que está em torno de 78% do volume da tarifa.

*As informações são da Rádio Campina FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube