Fechar

logo

Fechar

Secretário da Prefeitura de Campina Grande entrega o cargo

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 25 de março de 2019 às 19:06.

Foto: Codecom/CG

O secretário de Agricultura de Campina Grande, Fábio Agra Medeiros, se despediu da gestão Romero Rodrigues na manhã desta segunda-feira, 25 de março, em uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada no Sindicato de Agricultores do Município.

Na oportunidade, Fábio Agra apresentou a prestação de contas das atividades da sua gestão, à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, durante os últimos cinco anos.

O secretário Fábio Agra está retornando às suas atividades acadêmicas na Universidade Estadual da Paraíba, a partir do próximo mês de abril. Após a prestação de contas, o Conselho comemorou o aniversário do secretário, juntamente com os presidentes de associações, sindicalistas e agricultores.

Segundo Fábio Agra, a gestão do prefeito Romero Rodrigues fortaleceu a Secretaria de Agricultura, desde a aquisição das máquinas como também na instalação de vários projetos.

“Nós começamos na parte de recursos hídricos, operação pipa que sempre foi constante, através de convênios e recursos próprios, na maioria das vezes abastecendo mais de 2.000 famílias por ano, com água potável. Também recuperamos sete sistemas de dessalinização que estavam parados”, declarou o secretário.

Em cada comunidade o dessalinizador atende cerca de 200 famílias. A Secretaria implantou 17 barragens subterrâneas, um equipamento que não inunda a área de plantio, não tem evaporação e, consequentemente, a água fica disponível para os agricultores no subsolo.

Foram ainda recuperados mais 500 barreiros e, em mais de 30% foi aumentada a capacidade hídrica desses mananciais. Também foram realizadas a limpeza de nascentes e olho de água, além da recuperação de estradas vicinais, num total de mais de 1.200 quilômetros na zona rural.

Foto: Codecom/CG

Programas e Ações –
Proinsa – programa voltado ao atendimento animal. Foram vacinados contra a Febre Aftosa, 13.626 animais; vacina contra Brucelose, 269 animais. Foram feiras 772 visitas técnicas e de monitoramento; 83 criadores atendidos; 237 animais inseminados; foram feitas 344 ultrassonografias; e nascido, sob monitoramento, 163 animais.

Programa de Revitalização da Cultura do Algodão realizado em parceria com a Emater, com 30 agricultores na primeira etapa.

No setor de declarações sociais foram mais de 1.200 certidões emitidas.

Cisternas: 332 foram concluídas e 300 novas foram construídas em convênio com a Funasa. A cisterna tem o aproveitamento da água da chuva; água de qualidade; e economia para as famílias agricultoras.

Apoio à agroindústria de beneficiamento de leite, da Cooperativa de Catolé de Boa Vista, um investimento de 60 mil reais.

Separação de grãos – facilidade para o armazenamento; durabilidade no armazenamento de grãos; maior rendimento da produção. Atendimento para mais de 200 famílias, a cada ano, com a beneficiadora e doações de lonas.

Complexo de Produção de Mudas e Piscicultura.

Programa de Revitalização da Fava – mapeamento das áreas de produção; apoio ao banco de sementes; fortalecimento da culinária regional; aumento da renda no campo, melhoria de tratos culturais.

Mais de 12.000 quilos em 2017 e realização do I Festival da Fava em Galante.

Garantia Safra – mais de 2.500 agricultores atendidos anualmente e mais de 500 mil reais investidos.

Programa de Distribuição de Sementes – mais de 2.300 agricultores contemplados anualmente.

Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Segurança alimentar; saúde pública e alimento de qualidade. Mais de 50 mil bovinos inspecionados e apoio técnico para implantação do primeiro abatedouro de frangos.

Programa de Silagem – mais de 12 mil toneladas de Silagem processadas.

Programa do Umbu – Conservação da espécie símbolo do Nordeste; zoneamento da produção; novos projetos de processamento para incremento de renda. Propriedades visitadas, 388; número total de umbuzeiros 3.116; área de ocorrência 10.243 hectares.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube