Fechar

logo

Fechar

Especialista explica o que é estado laico e defende manifestação religiosa

Da Redação*. Publicado em 28 de março de 2019 às 10:08.

Está circulando nas redes sociais, com repercussão local e até nacional, a postagem de um professor da Universidade Federal de Campina Grande, que se coloca contra um grupo de jovens católicos, que durante os intervalos das aulas se reúnem para manifestar sua crença rezando e cantando.

Em entrevista à Rádio Campina FM, o representante da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (AnaJuri), Felipe Augusto, comentou o caso e disse que os jovens, diante da Constituição, estão em pleno direito de manifestar seus posicionamentos religiosos.

– Todo indivíduo tem direito de ter, mudar e manifestar uma religião ou crença e isto está assegurado na Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta estabelece que a manifestação da religião pode ser no âmbito público, isoladamente ou em comunidade, no critério da razoabilidade e desde que não haja violação de terceiros, como parece ser o caso dos grupos religiosos na UFCG e em tantas outras universidades no Brasil, pois, aparentemente, não há imposição de ninguém para participar dos encontros religiosos e nem estão interrompendo ou perturbando as aulas – disse.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O advogado ainda falou sobre a laicidade do estado brasileiro. Ele disse que esta é uma garantia constitucional da própria liberdade religiosa.

– A laicidade significa que o estado brasileiro não tem religião oficial, não pode ter uma igreja subvencionada e não pode embaraçar o funcionamento de igrejas. A laicidade do estado garante que as pessoas podem se manifestar em suas religiões justamente porque o estado é laico. O nosso modelo brasileiro é uma neutralidade que abraça e promove o engajamento religioso nas pessoas. O estado brasileiro não é ateu e que tenta expurgar a religião do espaço público, pelo contrário entendemos a importância da religiosidade na vida das pessoas – defendeu.

*As informações são da Rádio Campina FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube