Fechar

logo

Fechar

Reitor em exercício da UEPB: “Ou aumenta o orçamento, ou a universidade encolhe”

Da Redação*. Publicado em 10 de janeiro de 2019 às 11:27.

O vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Flávio Romero Guimarães, em entrevista à Rádio Campina FM falou sobre a queda no orçamento da instituição como ponto negativo, mas diz que, assim como boa parte dos brasileiros, está esperançoso para mudanças positivas em 2019.

– A UEPB, como é do conhecimento da sociedade civil, tem passado por uma série de dificuldades decorrentes do encurtamento orçamentário que foi imposto pelo governo do Estado, e que de certa forma não condiz ou não se adequa ao tamanho da instituição – disse.

Foto: Paraibaonline

Flávio disse também que há muitos pontos positivos do governo de Ricardo Coutinho, em áreas como a saúde pública, educação básica e infraestrutura, porém, segundo ele, em contrapartida, a UEPB foi seguindo em uma situação crítica causando conflitos entre a instituição e o Estado.

– Mesmo mantendo um diálogo institucional, em alguns momentos fez necessário estabelecer uma relação em que a reitoria tomasse posições mais firmes na defesa da instituição – destacou.

O vice-reitor ainda acrescentou que as expectativas para o ano que se inicia são de que haja uma comunicação mais aberta entre a Universidade Estadual e o atual governo.

– Em articulação com o próprio reitor, e por orientação dele, já encaminhamos um ofício para o governador João Azevêdo, pedindo uma audiência, e nessa audiência, nós vamos apresentar um conjunto de propostas, de ações que a UEPB pode desenvolver em parceria com o governo do Estado – explicou.

A partir desse diálogo mais aberto, Flávio Romero espera que seja possível discutir o repasse de verbas para a universidade, que, segundo ele, não é equivalente ao tamanho e evolução que a instituição se encontra.

– Se você tem um orçamento ‘x’ e tem uma universidade que não se adequa a esse tamanho, das duas, uma: ou você aumenta o orçamento, ou a universidade encolhe – finalizou.

*As informações foram veiculadas na Campina FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube