Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Professores da rede estadual conquistam 3° lugar em prêmio nacional

Da Redação com Secom. Publicado em 15 de janeiro de 2019 às 17:14.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Os professores Milane Alves e Amauri de Souza, da Escola Cidadã Integral Técnica João Úrsulo, em Pedras de Fogo, conquistaram o terceiro lugar na etapa nacional de Práticas Exitosas do programa Mente Inovadora.

O evento aconteceu na segunda-feira (14), em São Paulo, e teve como objetivo reconhecer e compartilhar as melhores práticas utilizando elementos da Metodologia do programa. Os professores disputaram na categoria rede pública junto com dez escolas.

O projeto apresentado pelos professores foi ‘Aprendendo Brincando’, realizado com os alunos do sétimo e oitavo ano, utilizando jogos de damas, Equilíbrio, Bloqueio, Forças unidas, Ratinhos e Octógonos fantástico, para os conteúdos de operações com números naturais, geometria e plano cartesiano.

Foto: Secom/PB

A Etapa Nacional de Práticas Exitosas é um torneio que reúne projetos de diversas escolas públicas e privadas e tem como objetivo a apresentação de projetos desenvolvidos pelos professores de todo o Brasil para motivar os estudantes a colocarem em prática o aprendizado com os jogos de raciocínio lógico trabalhados em sala de aula por meio do Programa Mente Inovadora, da Mind Lab.

A etapa aconteceu em três categorias: Escola Pública, Escola Privada e Pernambuco.

O programa Mente Inovadora está presente em diversas escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba de nível Fundamental II desde 2016, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), e tem apresentado resultados significativos na vida dos alunos e dos professores que utilizam a metodologia que consiste no uso de jogos de raciocínio lógico para o desenvolvimento de habilidades para a vida.

A professora Milane ficou feliz e orgulhosa com o resultado.

“Participar de um evento nacional trouxe aprendizado através da troca de experiências com outros projetos. Ver a Paraíba sendo destaque em educação e colaborar com isso é maravilhoso. Agora pretendo incentivar minha equipe de estudantes que foram campeões estaduais da XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab na modalidade presencial, para que tenham um bom desempenho na etapa digital e voltar para São Paulo com meus alunos para participar da Olimpíada Nacional com discentes que acontece em maio deste ano”, disse.

Para o professor Amauri, a experiência enriqueceu o aprendizado. “A meta é continuar aplicando a metodologia do programa na escola. Queremos conquistar a etapa nacional das olimpíadas com os alunos e realizar novas práticas exitosas para no próximo ano. Também quero parabenizar o Governo do Estado por todo investimento e esforço para o engrandecimento da educação em nosso estado”, ressaltou.

Programa Mente Inovadora – O Programa Mente Inovadora é uma proposta curricular para ser aplicada na escola pelos profissionais da própria instituição.

É baseado em três pilares fundamentais: jogos de raciocínio para simular situações do cotidiano da vida; métodos metacognitivos para promover reflexão sobre atitudes e decisões tomadas durante jogo; professores mediadores que por meio de intervenções planejadas e questionamentos estimulam as reflexões dos alunos, ajudando-os no processo de transcender o que aprenderam em sala de aula para a vida.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube