Fechar

logo

Fechar

Prefeitura de JP renova 40% dos equipamentos da rede básica de saúde bucal

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 15:13.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai renovar, a partir do início deste ano, aproximadamente 40% dos equipamentos que compõem a atenção básica da rede de saúde bucal de João Pessoa.

Também serão renovados 30% dos equipamentos da atenção especializada. Para essa renovação, estão sendo investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O coordenador de Saúde Bucal da SMS, Gerfran Lacerda, explica que a renovação dos equipamentos odontológicos será parcial e tem como objetivo substituir os equipamentos mais antigos, que não possuem mais a funcionalidade no atendimento e que as manutenções não são mais possíveis.

“Nossa rede possui muitos equipamentos novos em ótimas condições de uso, então só estaremos renovando os equipamentos já obsoletos pela antiguidade, e aqueles que pela má condição de uso foram deteriorados ao longo do tempo”, explica Gerfran Lacerda.

Foto: Ivomar Gomes Pereira/Secom/JP

Foto: Ivomar Gomes Pereira/Secom/JP

Inicialmente, serão renovados 25% dos equipamentos odontológicos da atenção básica, contemplando 52 equipes de saúde bucal, e 30% da atenção especializada, com maior investimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Mangabeira, que está passando por reforma em toda sua estrutura.

Posteriormente, no decorrer do ano, haverá a aquisição de mais 15% de equipamentos para a atenção básica, totalizando 40% de renovação na atenção primária. A previsão é que no segundo semestre de 2019 todos os equipamentos novos estejam instalados.

“Com a aquisição de novos equipamentos, estaremos beneficiando tanto nossos profissionais, quanto os pacientes atendidos na rede de saúde bucal. Assim, evitaremos a descontinuidade dos serviços pela quebra de um equipamento já antigo, assim como ofereceremos ao profissional maior conforto no trabalho com os novos equipamentos, melhorando a qualidade, o tempo e o número de pessoas atendidas em cada equipe de saúde bucal”, explica o coordenador da Saúde Bucal da SMS.

Os consultórios odontológicos são compostos por cadeira odontológica, fotopolimerizador, amalgamador, compressor, ultrassom odontológico, mocho a gás, jato de bicarbonato, seladora, destilador de água, kits de canetas odontológicas e autoclaves.

Os itens serão trocados de acordo com a necessidade de cada equipe de saúde bucal, após análise das condições de uso e o tempo de vida útil dos equipamentos odontológicos.

Serviço – Atualmente, a rede de saúde bucal conta com aproximadamente 220 dentistas e 190 auxiliares de saúde bucal, que realizam atendimentos básicos em saúde bucal nas unidades de saúde da família (USF); atendimentos especializados nos centros de especialidades odontológicas (CEO) e atendimentos hospitalares nos hospitais da rede municipal.

Nas USF, espalhadas por todo o município, são ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, dentre outros serviços.

Já nos CEO, localizados nos bairros da Torre, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe, são realizados tratamentos de canal, de doença gengival, cirurgias, raios-X, tratamento de lesões bucais e atendimentos especializados para criança e pacientes com necessidades especiais.

Os cuidados com a saúde bucal também são disponibilizados nos quatro hospitais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que contam com dentistas nas unidades de terapia intensiva (UTI), para o cuidado da saúde bucal dos pacientes internados, a fim de controlar infecções orais que possam repercutir na saúde geral, assim como também o atendimento a pacientes com deficiência que não podem ser atendidos em consultório.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve passar inicialmente pelo atendimento nas USF e, caso haja necessidade, é encaminhado ao serviço especializado e/ou hospitalar, de forma gradual.

Para ser atendido, é necessário apresentar documento de identidade e cartão SUS.

A SMS dispõe ainda de um atendimento de urgência e emergência em saúde bucal, que funciona 24h.

O serviço é feito no CEO Torre, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube