Quantcast

Fechar

logo

Fechar

HUAC reforma para instalar unidades de Diagnóstico por Imagem e de Atenção à Mulher

Da Redação com Ascom. Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 12:54.

Em obras para melhor servir aos usuários. Esse é o atual momento do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, que está realizando benfeitorias em sua estrutura física, visando à instalação da Unidade de Diagnóstico por Imagem e da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher. Os trabalhos não prejudicam os serviços oferecidos aos pacientes.

Ao todo, serão investidos R$ 3.219.480, 44 na reforma, que foi iniciada em dezembro passado. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). Criado em janeiro de 2010, o Rehuf define diretrizes e objetivos para a reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Ascom

Segundo a gerente administrativa do HUAC, Daisy Ferreira Ribeiro, as obras são de grande complexidade e demandam mais de um ano de trabalho. Na Unidade de Diagnóstico por Imagem, serão instalados dois equipamentos de raio-x telecomandados além de um tomógrafo, um angiógrafo e um mamógrafo digital, que irão substituir equipamentos obsoletos.

“São cinco equipamentos de grande importância, orçados em R$ 8. 829.579, e que exigem uma estrutura mais ampla para a instalação, inclusive adequada a cada um dos serviços conforme as normas dos órgãos de vigilância. A previsão é que as novas instalações sejam entregues à comunidade em março de 2020, que é o prazo estipulado em acordo celebrado entre o Hospital Universitário, a UFCG, a Ebserh e o Ministério Público Federal”, afirmou.

Março de 2020 também é a data prevista para o encerramento das obras na Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, que vai ganhar novo endereço. Isso porque o local onde o serviço era ofertado não é patrimônio do HUAC e apresentava problemas na estrutura física, comprometendo o atendimento.

“Com a cessão do prédio para o HUAC, onde funcionava a antiga escola estadual de auxiliar de enfermagem, vamos ter condições de ampliar o serviço de atenção à saúde da mulher. Para isso, realizamos projetos de engenharia adequando o ambiente à assistência ambulatorial e iniciamos a reforma para concretização do trabalho”, explicou a gerente administrativa do Hospital Universitário.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

No novo espaço, serão ofertados serviços diversos, como consultas com especialistas na área de mastologia, ginecologia, serviço social e psicologia, além de implantação de assistência a mulheres vítimas de violência. Enquanto a reforma não é concluída, as pacientes estão sendo atendidas no Caese — Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino.

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube