Fechar

logo

Fechar

Grupo Acauã da Serra apresenta espetáculo “Raízes do Brasil” em turnê no Chile

Da Redação com Ascom. Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 12:23.

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se prepara para alçar voo novamente. Em mais de 30 anos de história e incontáveis apresentações, incluindo 12 viagens à Europa, o próximo destino será novidade.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Nesta segunda-feira (14) o grupo parte para sua primeira turnê na América Latina e o destino será o Chile, país onde farão três apresentações artísticas. A data de retorno é o dia 4 de fevereiro. Lá, será apresentado o espetáculo “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições”.

O Acauã da Serra é convidado do Conselho Internacional de Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Folclóricas (CIOFF), uma organização não governamental internacional que está credenciada para fornecer serviços de consultoria ao Comitê da Convenção da Unesco para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

A participação do grupo será nos festivais de Calera de Tango, próximo à capital Santiago, Temuco e Carahue.

Ao longo de sua história o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra percorreu inúmeras cidades do Brasil, além de ter passado por países como Espanha, França, Portugal, Bélgica e Itália, totalizando mais de 500 apresentações.

Foto: Ascom

O espetáculo que será apresentado ganhou novas coreografias e conta com 41 integrantes entre músicos, dançarinos e vocalistas, e tem a direção de Agnaldo Barbosa, coordenador do grupo, e direção artística de Roberto Gomes de Almeida.

O Acauã da Serra encara essa primeira turnê no Chile com muita expectativa. O coordenador do grupo valorizou o convite feito pelo CIOFF e não escondeu a ansiedade de apresentar um espetáculo que onde é executado sempre encanta a plateia.

“Serão novas terras, novas pessoas. Estamos muito felizes por começar esse ano de 2019 dessa forma”, disse Agnaldo Barbosa.

O jornalista Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação da UEPB, também acompanhará a turnê chilena do grupo e confirmou a realização de uma série de gravações em vídeo.

Após a experiência da produção e gravação do DVD dos 30 anos do Acauã da Serra, Hipólito acredita que os próximos materiais produzidos terão uma qualidade ainda maior.

“Vamos fazer além do registro dos espetáculos um resgate da memória ressaltando a importância das matrizes culturais brasileiras”, disse Hipólito. A fotógrafa da Codecom, Paizinha Lemos, também embarca junto ao grupo.

Foto: Ascom

Para oferecer mais entretenimento ao público e valorização da cultura brasileira, o espetáculo “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições” ganhou novos contornos e danças, a exemplo da Cavalhada de Argolinha, Festa do Rosário e Xaxado, que se juntarão às coreografias já existentes na apresentação, como Maracatu, Sequência de Coco, Festa para Iemanjá, Bumba Meu Boi, Invernada, Sequência Nordestina e Frevo, entre outras.

Além da Universidade Estadual da Paraíba, também apoiam o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra nessa viagem ao Chile a Prefeitura Municipal de Campina Grande e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube