Equipe de resgate do Bombeiros em Campina realiza dois partos em menos de 72h
Da Redação com Secom/PB. Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 7:52.
Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, em menos de 72 horas, dois partos dentro da viatura, na cidade de Campina Grande.
As ocorrências foram registradas na madrugada de segunda-feira (7), às 2h15, e na noite da quarta-feira (9), às 20h. As parturientes e os bebês passam bem.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros-PB
Conforme o cabo Itamar Ferreira da Silva, que comandava as guarnições e também tem formação em enfermagem, nos dois casos as pacientes foram pegas em casa, no bairro Acácio Figueiredo, e deram à luz enquanto estavam sendo transportadas para o hospital.
A primeira, Fernanda Pereira da Silva, 28 anos, “sentia muitas dores, vindo a ter o bebê quando estávamos na Avenida Brasília, no bairro do Catolé”.
Segundo o cabo, foi feito todo o manejo para saída do bebê, a aspiração das vias aéreas do recém-nascido e também as condutas corretas de estabilização da paciente até a chegada ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (o Isea).

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros-PB
No caso mais recente, às 20h da quarta-feira (9), Josinete Nascimento, 21 anos, também deu à luz dentro da ambulância quando a guarnição a transportava para a maternidade.
Foi realizado o mesmo atendimento, segundo o militar, auxiliando o parto dentro da viatura – estabilizando a paciente e a filha e as deixando em segurança na unidade hospitalar.
“Foi uma experiência única, pois em 12 anos nos Bombeiros e apesar de ser da área de saúde, eu nunca tinha conduzido um parto”, contou Itamar, ao acrescentar que na profissão se depara muitas vezes com situação de mortes, “e quando vem uma ocorrência dessa natureza, de ver uma vida nascer, a gente acaba se renovando”.

Matérias Relacionadas
- Frota de ônibus será reforçada em Campina no segundo dia de provas do Enem
- Profissional de saúde campinense revela frustração por não vacinação
- Covid-19: Campina Grande divulga lista com nomes de mais de 1.500 vacinados
- Homem é preso ao receber drogas pelos Correios em Campina
- Suspeitos de assalto a banco são mortos em confronto com a Polícia em CG
- Trauma e HC vacinam mais de 400 profissionais da linha de frente