Fechar

logo

Fechar

Aesa informa data para retomada das águas da transposição em Boqueirão

Da Redação*. Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 9:37.

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, afirmou que a declaração dos açudes federais já está no termo de alocação feito pela Agência Nacional das Águas (ANA).

Ele explicou que o termo de alocação nada mais é do que a divisão do volume de água que existe disponível para o ano próximo, feita para atender os usos prioritários. Caso haja água excedente, esta é dividida para os usuários.

– A Cagepa, que é o maior usuário, todo mês informa quanto foi retirado dos açudes. Os outros pequenos usuários, a própria ANA, através de satélite, calcula a sobra que falta e divide para os pequenos usuários – frisou.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Em relação ao volume do açude de Boqueirão e a retomada das águas da transposição no manancial, Porfírio destacou que a previsão é para 5 a 10 de fevereiro.

– A água já está no município de Caraúbas, cerca de 39 km de Boqueirão. Com essa ocorrência, como estamos na estação pré-chuvosa, pode ser que a água chegue antes ao açude. Mas, a nossa previsão é que chegue entre 5 a 10 de fevereiro. Estão sendo liberados 2 metros cúbicos por segundo. Os ribeirinhos estão autorizados a fazer a irrigação de meio hectare – explanou.

Porfírio destacou que a situação hídrica do Estado neste ano de 2019 está melhor do que no ano passado, quando o volume dos açudes estava mais baixo, e que a perspectiva para a chegada das águas do Eixo Norte da transposição é para junho próximo, pois a prioridade é a cidade de Fortaleza, que enfrenta um colapso de água.

– Vamos ter uma reunião em Brasília no mês que vem com o comitê gestor e teremos mais informações – finalizou.

*As declarações repercutiram na Rádio Correio FM, nesta segunda-feira, 14.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube