Fechar

logo

Fechar

Romero faz balanço da gestão e esclarece sobre FPM do mês de dezembro

Da Redação. Publicado em 18 de dezembro de 2018 às 18:36.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), fez um balanço da gestão em 2018, durante entrevista nesta terça-feira, 18, principalmente sobre a questão financeira do município.

Romero iniciou a entrevista esclarecendo sobre o suposto aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de dezembro, destacando que este, na verdade, foi inferior ao de dezembro de 2016.

– O crescimento que houve em 2018 foi inferior ao de 2016, e se equivale a 2015. Portanto, é uma melhoria que de certa forma, se você contabilizar o que houve de incremento e reajuste de servidores, salário mínimo, o crescimento das despesas, custeios e demandas é infinitamente superior a esse pequeno aumento. Portanto não se pode falar em aumento, porque nem sequer corrigiu o valor que vem acumulando de perdas a partir do ano de 2013 – explanou.

O gestor afirmou que espera que em 2019, com o novo governo de Jair Bolsonaro, haja uma aceleração da economia, para que os municípios possam contabilizar dias melhores.

Romero também frisou que têm trabalhado para manter as contas em dia do município, destacando o cumprimento do 13° salário dos servidores no próximo dia 20.

Foto: Paraibaonline

Em relação a situação dos estados brasileiros, bem como a Paraíba, Romero destacou o aumento da arrecadação tributária e do ICMS.

– A Paraíba fez essa tarefa há muito tempo, o que alguns estados estão fazendo só agora. Porém, os municípios não têm essa prerrogativa. Consequentemente, o valor percentual de 25% do ICMS é dividido para os 223 municípios – comentou.

O prefeito também destacou as obras e investimentos na cidade, afirmando que a prefeitura sempre tem que dar a contrapartida, mesmo estas sendo conveniadas com o governo federal.

– Estamos realizando obras de pavimentação no Jardim Tavares, em Galante. Há praças sendo construídas da Damasco com a Almirante Barroso, a do Centenário, o Parque do Conjunto dos Professores, um parque sendo construído no bairro do Tambor, tudo com recursos próprios. Na Educação, segue o calendário do ano letivo dentro da recomendação do Ministério da Educação. Temos a previsão de entrega de sete novas creches na cidade no próximo ano – externou.

As declarações repercutiram na Rádio Correio FM.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube