Fechar

logo

Fechar

Profissionais alertam sobre cuidados com a saúde durante a festa de Réveillon

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 30 de dezembro de 2018 às 7:54.

Se reunir com os amigos e familiares para comemorar a passagem de um ano para o outro é uma tradição para a maioria das pessoas. Porém, é importante conservar os cuidados com a saúde, mantendo uma dieta equilibrada, consumindo líquidos adequadamente e estar atento aos fogos de artifício.

De acordo com a nutricionista Lidiane Silva, da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, o mais importante é evitar excessos tanto na alimentação quanto na bebida. “Em época de final de ano e confraternização é muito difícil restringir o que vai comer ou beber. Por isso, a sugestão é consumir com moderação”, aconselha.

Para as bebidas, a nutricionista indica optar pelos sucos naturais e evitar álcool ou refrigerante. “Se tiver a opção do suco de fruta é o mais indicado por conter menos calorias e a pessoa se mantém hidratada. Porém o suco também deve ser tomando com precauções, pois o concentrado de mais de uma fruta torna o suco mais calórico”, explicou.

Com relação à alimentação, a nutricionista indica pratos naturais e comidas preparadas no forno. “É uma sugestão para evitar alimentos fritos, que os deixam bem menos nutritivos. Incluir salada, o mais colorida possível, é fundamental, pois estará sendo adicionando inúmeras vitaminas e minerais”, disse.

A profissional destaca que alimentos como passas, castanhas e nozes, além de serem tradicionais nessa época do ano, são “ricos em fibra e gordura boa”. Ela também chama a atenção para o armazenamento dos alimentos. “Algumas preparações levam ingredientes que não podem ficar expostos à temperatura ambiente por muito tempo, a exemplo da maionese”, observou.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Fogos de artifício – O contato com os fogos de artifício é um fator de risco para doenças respiratórias, principalmente entre idosos, crianças e pessoas que já desenvolvem alergias. Essa situação pode causar irritação nos olhos e garganta, alergia, asma, bronquite, além de reduzir a resistência a infecções.

“É importante que os pais fiquem atentos e não deixem seus filhos muito expostos aos fogos, que podem causar prejuízos as crianças, principalmente aquelas que já têm quadros de alérgicos”, afirmou Carmen Gadelha, pediatra e diretora do Hospital Municipal Valentina.

Serviço – Nos casos de urgência por excesso na alimentação, excesso no consumo de bebidas alcoólicas ou reações aos fogos de artifício, as pessoas devem se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina Figueiredo, Cruz das Armas e Bancários. As crianças podem ser encaminhadas, também, ao Hospital Municipal Valentina (HVM), especializado para atendimento infantil.

Nos casos de queimaduras, a população deve procurar o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, administrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As equipes do Samu também estão de plantão 24 horas para atender casos de urgência, por meio do número 192.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube