Fechar

logo

Fechar

Hospital Universitário Alcides Carneiro promove ação especial no Dezembro Vermelho

Da Redação com Ascom. Publicado em 4 de dezembro de 2018 às 12:24.

Para marcar a campanha Dezembro Vermelho, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, está realizando a I Semana de Conscientização e Luta contra o HIV/Aids.

O HUAC está entre as instituições de saúde da Paraíba que oferecem serviço de assistência especializada em HIV/Aids.

O evento começou nessa segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7). A programação é uma realização da Gerência de Atenção à Saúde, por meio da Divisão de Enfermagem, Ala E-Infectologia.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Na abertura, realizada no auditório Everaldo Lopes, a programação contou com uma palestra do médico infectologista João Paulo Ribeiro, que falou sobre o tema “A epidemia do HIV/Aids 40 anos depois: impactos clínicos e na qualidade de vida das pessoas”.

Durante a explanação, o médico lembrou que o primeiro caso de Aids no Brasil foi registrado em 1980.

Alguns avanços em relação ao HIV/Aids também foram comentados pelo especialista, como: a disponibilidade, de forma gratuita, do teste rápido para HIV, sífilis e hepatites em vários municípios; melhor sobrevida dos pacientes; e a Terapia Antirretroviral (TARV) disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os desafios apontados pelo infectologista em relação ao HIV/Aids, estão o estigma social (que dificulta a adesão ao tratamento e a aceitação do indivíduo na sociedade) e o crescimento do número de jovens infectados.

“É preciso reforçar que, mesmo controlada, a Aids é uma doença grave, que necessita de acompanhamento contínuo. Faltam ainda políticas públicas mais efetivas e abrangentes para todos os públicos, e também há necessidade de se usar as mídias sociais para melhorar o acesso à informação correta entre os jovens”, explicou João Paulo Ribeiro.

Em seu primeiro dia, a I Semana de Conscientização e Luta contra o HIV/Aids também contou com uma explanação do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), que apresentou o protocolo de acidentes do trabalho com materiais biológicos no HUAC.

A programação continua até o dia 7, mas agora na Ala E – Infectologia, sendo específica para pacientes com HIV/Aids e familiares. Confira:

04/12 – 14h30

Palestras – A importância da adesão ao tratamento no combate ao HIV/Aids.

                – Direitos sociais e previdenciários das pessoas que vivem com HIV/Aids.

05/12 – 14h30

Palestra – A importância da adesão ao tratamento no combate ao HIV/Aids.

06/12 – 14h30

Palestra – A prática da boa alimentação e fatores associados no conviver com o HIv/Aids.

07/12 – 14h30

Palestra – O serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids em Campina Grande.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube