Fechar

logo

Fechar

Gerente da Cagepa explica a retomada do racionamento d’água em alguns municípios

Da Redação*. Publicado em 7 de dezembro de 2018 às 8:41.

O gerente regional da Cagepa Borborema, Ronaldo Meneses, falou sobre as cidades que estão em racionamento na região, devido à baixa considerável nos mananciais.

Segundo ele, municípios como da região da Borborema como Fagundes, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, enfrentam dificuldades de abastecimento e já estão em racionamento, bem como as cidades em torno da adutora do Cariri, como Soledade, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, entre outras.

Foto: Paraibaonline

– Estamos organizando a distribuição nessas cidades, pois nesse período de verão apresenta um maior consumo e irregularidades na adutora – comentou.

Em relação à cidade de Aroeiras, que está sem água, Ronaldo explicou que o município é atendido pela barragem de Acauã, que atualmente vem recebendo água do açude de Boqueirão.

Mas, devido a suspensão do bombeamento da transposição, o volume de água oriunda das comportas de Boqueirão foi diminuído e, consequentemente, o volume de Acauã também, onde está com 7,72% da capacidade.

– Com isso, diminuiu o ponto de captação e não temos condições de captar água para Aroeiras e Pedro Velho. Só podemos voltar a captar quando o nível da água aumentar. Isso só acontecerá com as chuvas e com o aumento do bombeamento da transposição – explanou.

Existem outras cidades que são atendidas por Acauã, como Guarabira, que podem ser afetadas com o nível baixo do açude.

Porém, Ronaldo destacou que, apenar do pouco volume do bombeamento da transposição, o açude de Boqueirão está com um volume confortável e a cidade de Campina Grande está fora desse período de racionamento.

*As declarações repercutiram na Rádio Correio FM

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube