Fechar

logo

Fechar

Enfermeiros participam no HUAC de curso de atualização em emergências clínicas

Da Redação com Ascom. Publicado em 6 de dezembro de 2018 às 10:55.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, realizou esta semana o I Curso de Atualização em Emergências Clínicas no Ambiente Hospitalar para Enfermeiros.

A capacitação foi promovida pelo Setor de Gestão da Qualidade em Vigilância em Saúde (anteriormente chamado de Setor de Vigilância e Saúde dos Pacientes), nos dias 3 a 5 de dezembro.

Foto: Ascom

Segundo a chefe do setor, Andreia Barros, a capacitação teve como público-alvo enfermeiros das alas clínicas e cirúrgicas e contou com a participação de 16 profissionais.

“O objetivo do curso é capacitar os enfermeiros desses setores a identificar precocemente situações emergenciais nas unidades de internamento, para que sejam adotadas estratégias assistenciais que evitem o surgimento de complicações ou até mesmo o óbito dos usuários”, afirmou.

Além de aulas teóricas e práticas, por meio de oficinas para uma melhor fixação do conteúdo ministrado, o último dia de capacitação contou com uma simulação realística.

“A ideia era que os profissionais pudessem realizar a prática das habilidades desenvolvidas durante o curso, estimulando também a liderança, o trabalho em equipe e o raciocínio lógico durante situações reais. Com isso, queremos melhorar o planejamento dos cuidados com os usuários internados, qualificando a assistência prestada e melhorando os processos de trabalho”, explicou Andreia Barros.

Foto: Ascom

Durante a atualização, os 16 enfermeiros foram sensibilizados para o perfil necessário em situações emergenciais e para o manuseio de alguns equipamentos, como desfibrilador e ventilador. Posteriormente, o curso também será estendido a outros setores e profissionais da assistência do HUAC.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube