Fechar

logo

Fechar

Projeto Palco Giratório trouxe mais espetáculos para João Pessoa

Da Redação com Ascom. Publicado em 25 de novembro de 2018 às 12:05.

No mês de novembro, em mais uma etapa do projeto Palco Giratório, o Sesc Paraíba apresentou ao público mais dois espetáculos: o sergipano Os Cavaleiros da Triste Figura, da Cia. Grupo Teatral Boca de Cena, e o paraibano A Peleja de Fute, do Grupo de Teatro Bigorna.

As apresentações aconteceram nos dias 22 e 23 de novembro, às 18h30 e 19h30, respectivamente.

Nessa edição, os espetáculos ocorreram em praça pública, no Parque Sólon de Lucena, Lagoa, e na Praça da Paz, Bancários, nessa ordem. A classificação indicativa é livre.

Os Cavaleiros da Triste Figura é o resultado do encontro cênico do Grupo Boca de Cena e seus colaboradores com a literatura de Miguel de Cervantes, livremente inspirado em Dom Quixote de La Mancha, a história que pretende retratar, extrapola a literatura e se contamina por toda a realidade ao redor, em forma de sonho (ou delírio).

Trata-se de uma fusão artística em que Dom Quixote ilumina o Boca de Cena ao mesmo tempo que o grupo espelha e atualiza o texto clássico em todas as suas instâncias, dentro e fora da cena.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Neste Dom Quixote, um grupo de atuadores, insiste em instaurar suas histórias, desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, personas alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo.

A Peleja de Fute é a adaptação do conto A Igreja do Diabo, de Machado de Assis, no formato de cordel. A narrativa se desenvolve a partir do desejo do Fute de criar sua própria igreja e para isso, resolve ir ao céu falar com Deus sobre sua intenção.

A montagem teatral é inspirada no movimento Armorial do saudoso Ariano Suassuna, onde os elementos principais são alguns momentos dos folguedos populares, tais como: Cavalo Marinho com a dança dos arcos, O pastoril com a Diana e o Velho Faceta, as pelejas de violas e a Ciranda.

A cenografia é feita com estandartes que representam cada uma daqueles folguedos.

O Palco Giratório representa um importante projeto de difusão e circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, promovendo um intercâmbio de cultura e educação artística entre grupos e público dos 26 estados do Brasil.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube