Fechar

logo

Fechar

Projeto da UEPB pesquisa formas de tratamento da água com baixo custo

Da Redação*. Publicado em 14 de novembro de 2018 às 8:28.

Em parceria com a Funasa, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inaugurou a segunda fase da Estação de Tratamento de Água, no Campus I – Campina Grande. O projeto, que foi aprovado em seletiva nacional, tem objetivo de desenvolver técnicas que tratam a água por um custo menor.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

A chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, professora Veruska Brasileiro, explicou, durante entrevista à Rádio Campina FM, que para cada tipo de água há um tratamento adequado. Isso porque, segundo ela, há substâncias de naturezas variadas capazes de dissolver-se na água e, por isso, é necessário entender qual o tipo de água e assim designar um tratamento específico para o solvente.

– O propósito da Estação de Tratamento é, além de tratar a água, fazer isto a custo baixo e com alta eficiência (até mesmo na remoção de substâncias difíceis de serem eliminadas através dos tratamentos convencionais) – afirma Veruska.

Ela alertou que o tratamento da água, frequentemente, tem execução errada. A preocupação maior, segundo a professora, é com a vazão que atende o local de abastecimento do que uma preocupação com a qualidade da água. Por isso o projeto se faz importante, afinal, desenvolve critérios rigorosos para cada tipo de tratamento.

– Para a estação funcionar, nós a alimentamos através da água bruta. Ou seja, se existe um interesse em estudar determinado manancial, nós abastecemos o caminhão-pipa e trazemos para a estação – explicou.

Avaliado em aproximadamente R$ 500 mil, o projeto tem em sua estrutura dois reservatórios de 20 mil litros, que operam a uma vazão de 30 litros por segundo, com capacidade de executar tratamentos convencionais, filtração direta e indireta entre outros testes padrões.

A pesquisa e o tratamento feitos na estação se dedicarão às diversas águas do semiárido nordestino e, principalmente, aos mananciais paraibanos.

*As informações repercutiram na Rádio Campina FM

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube