Fechar

logo

Fechar

Centro Cultural Casa da Pólvora recebe Nação Maracahyba no Novembro Negro

Secom/JP. Publicado em 17 de novembro de 2018 às 16:30.

Uma tarde para lembrar o Dia da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro – no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, que recebe, neste domingo (18), o Novembro Negro, com apresentações do Grupo Cultural Afro Obá Dodê, a Batucada Águia de Ouro e a Nação Maracahyba, atração do Pólvora Cultural, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e integra o AnimaCentro.

A programação será aberta às 15h com o Grupo Cultural Afro Obá Dodê, que vai fazer uma apresentação de percussão e dança com 20 crianças e adolescentes do projeto desenvolvido pela ONG Casa de Cultura IleAsé d’Osoguiã (CCIAO), projeto financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Em seguida será a vez da Batucada Águia de Ouro, da cidade de Bayeux, que vai mostrar, ao som dos tambores, os ritmos tradicionais do Carnaval.

Encerrando a programação, a Nação Maracahyba sobe ao palco com o show “Acorda Povo”, que dá título ao disco do grupo, e conta com maracatu, mangue beat, coco, ciranda e um repertório com composições autorais, além de músicas de Chico Science, Nação Zumbi, Cátia de França, Maciel Salu, Patrícia Moreira, Rosildo Oliveira e outros compositores.

Segundo Luciano Oliveira, percussionista e fundador do grupo, a Nação Maracahyba vai mostrar muito maracatu e ciranda no show deste domingo. “Será um show cheio de referência ao Dia da Consciência Negra. vamos tocar as músicas do nosso disco, que tem músicas de Cátia de França, Erivan Araújo e outros artistas paraibanos”, disse o músico.

O grupo Nação Maracahyba surgiu em 2005 como um trabalho musical e cênico que tem como objetivo de resgatar e manter viva a tradição do maracatu na Paraíba, daí a origem do seu nome. O grupo já participou de diversos festivais regionais e nacionais,representou a Paraíba em uma feira internacional de música, em São Paulo, e tem um disco gravado, o CD “Acorda Povo”, lançado em 2012.

Atualmente a Nação Maracahyba é formada por Deivinho, (contrabaixo), Tininho (cavaquinho), Mônica Maria, Lucas Torres e Naldo (vocais), Thiago Andrade (guitarra), David, Valderlândio e Júnior Cebola (metais), Luciano Oliveira, Aramys, Israel e Fábio (percussão).

AnimaCentro – O AnimaCentro tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Galeria Casarão 34, Praça Antenor Navarro e no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube