Fechar

logo

Fechar

Aesa explica novas regras para utilização das águas do açude de Boqueirão

Da Redação. Publicado em 14 de novembro de 2018 às 22:40.

Foto: Paraibaonline

A Agência Nacional das Águas (ANA) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) definiram uma solução conjunta em relação a utilização das águas vindas da Transposição que estão chegando ao Açude de Camalaú para serem enviadas para o Açude Epitácio Pessoa.

João Fernandes, o presidente da AESA, informou para a rádio Panorâmica FM que a solução conjunta define questões como autorização da retirada de até 1.300 litros por segundo pela CAGEPA, a retirada de água para manter a vazão ecológica do Rio Paraíba e de Boqueirão e também permite apenas a retirada direta para a agricultura de subsistência.

Caso eventualmente o usuário das águas utilize o sistema de gotejamento ou outras tecnologias mais eficientes para não gastar a água, será permitido o uso de até 25.900 litros por dia mediados por esse tipo de sistema e contabilizados através de um medidor para comprovar que não se está tirando quantidades para além do que é concedido.

A fase atual da Transposição ainda está em “pré-operação”, funcionando até o dia 31 de Dezembro, podendo ser prorrogada neste meio tempo.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube