Fechar

Fechar

Sebrae realiza palestra sobre empreendedorismo durante Workshop de Startups em CG

Da Redação com Ascom. Publicado em 18 de outubro de 2018 às 15:18.

Empreendimentos que nascem a partir de uma proposta inovadora, com base tecnológica e baixo custo para o início de suas atividades, as startups estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, criando soluções e ferramentas para atender as novas demandas que surgem a partir das constantes transformações sociais.

Buscando estimular a criação dessas novas empresas e o desenvolvimento das que já estão em atividade, o Sebrae Paraíba participou nesta quarta-feira (17) da programação do V Workshop de Startups, promovido pela Prefeitura de Campina Grande.

Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), o evento, que conta com a parceria do Sebrae, abordou na edição deste ano o tema “Investimentos e Novos Negócios”.

Durante a programação de palestras e apresentações da noite, a gestora do Sebraelab Paraíba, Ingridt Millena, falou sobre o tema “Problema x solução: como iniciar meu negócio”, utilizando um método conhecido como “Lean Startup,” destacando alguns pontos que devem ser levados em consideração quando se pretende começar um novo empreendimento.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

“A ideia foi despertar os empreendedores e todo o público presente para focar no problema a ser resolvido quando iniciamos um novo negócio ou produto, observando também o mercado ao nosso redor para entender quais necessidades existem que não estão sendo atendidas. A partir deste problema a ser resolvido, pensamos numa solução que o atenda, desenvolvemos um protótipo e validamos isso no mercado, antes mesmo de criar a solução final ou fazer grandes investimentos, até termos a certeza de que a solução atende ao problema existente”, pontuou Ingridt, ao resumir o tema da palestra.

Segundo ela, é importante trabalhar a temática do empreendedorismo com quem já tem ou pretende criar uma startup, uma vez que elas “são responsáveis hoje por uma parcela importante dos processos de inovações de produtos e serviços que temos disponíveis. São ideias que começam tímidas, mas que pelo potencial de inovação, escalabilidade e replicabilidade ganham impulso rapidamente, movendo o mercado de soluções e inovações como um todo”.

Além das palestras, com ênfase na área de empreendedorismo, o workshop também contou com a participação de representantes de startups, que apresentaram suas ideias e projetos ao público, formado por professores e estudantes universitários, representantes de instituições públicas e possíveis investidores e clientes das iniciativas.

Segmento em expansão
Considerando a ascensão das startups no mercado e o interesse que ela desperta para a criação de novos negócios, o Sebrae Paraíba, importante parceiro dos micro e pequenos empreendedores, oferece consultoria especializada através do Programa de Pré-aceleração para Startups, o Startpb.

De acordo com a gestora do programa, Danyele Raposo, só em Campina Grande o Startpb já conta com 30 startups participando da iniciativa, que oferece mentorias, capacitações e consultoria tecnológica para quem já possui ou pretende começar um negócio neste formato.

Ainda segundo a gestora, o objetivo do programa é ajudar o empreendedor a transpor os desafios que surgem no processo de criação e desenvolvimento de uma startup e validar suas ideias e seu modelo de negócio.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube