Fechar

Fechar

PMCG promove controle fitossanitário em árvores de áreas públicas

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 1 de outubro de 2018 às 7:46.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

A Coordenadoria do Meio Ambiente (COMEA) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realiza desde o último mês de setembro atividades voltadas para o controle fitossanitário das árvores localizadas em áreas públicas da cidade.

O objetivo da ação é e manter saudáveis as árvores de ruas, avenidas, praças e parques de Campina Grande, evitando a propagação de pragas e doenças nessas espécies.

Os procedimentos técnicos fazem parte do Projeto de Controle Fitossanitário de Árvores Urbanas, inserido no Programa Minha Árvore. Mais de 34 mil árvores, de diferentes espécies, já foram plantadas na cidade e, além desse plantio, a COMEA executa ações de defesa fitossanitária: podas de limpeza, identificação e tratamento de pragas e doenças, reforçando a preocupação com a saúde vegetal.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Foi efetuado um treinamento, com a equipe dos trabalhadores da COMEA, para uso do caminhão munck adquirido recentemente. A equipe está sendo coordenada pelos engenheiros agrônomos Herbeth Donato e Calina Lígia Lucena, que orientam sobre uso correto dos instrumentos (como a moto poda), e a utilização dos equipamentos de segurança. A meta é realizar o trabalho de forma correta e segura.

A equipe iniciou os trabalhos na praça Clementino Procópio, seguindo pelo Parque da Criança. Nos próximos meses a ação será levada para outras áreas verdes da cidade.

O trabalho garante a manutenção e qualidade da arborização, especialmente neste período da primavera, quando é mais intensa a floração dos ipês rosa e jacarandás, entre outras espécies plantadas ao longo dos quatro anos de atuação do Programa Minha Árvore.

“Tem muito a ser feito, desde a identificação do problema fitossanitário. A partir daí são tomadas as providências e feito o tratamento adequado, especifico para cada praga identificada. Muitas vezes contamos com o apoio do setor de Entomologia, do campus de Areia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a responsabilidade do professor Jacinto de Luna Batista”, disse Herbeth Donato.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube