Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Médico da FAP afirma que até esta semana acelerador linear poderá estar concertado

Da Redação. Publicado em 23 de outubro de 2018 às 9:19.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Pacientes da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) reclamaram de paralisação do tratamento de radioterapia devido à quebra de um aparelho de refrigeração do acelerador linear mais novo da instituição.

Em entrevista à Rádio Caturité, o diretor técnico da FAP, Max Joffily, esclareceu o ocorrido e ressaltou que até meados desta semana, o acelerador poderá estar em funcionamento.

Ele disse que há 60 dias, o acelerador linear mais novo, adquirido através do Ministério da Saúde, começou a apresentar problemas no aparelho de refrigeração, chamado chiler. Após sucessivos consertos, a peça teve que ser trocada definitivamente. Como ela não é facilmente encontrada, foi comprada em outro estado para poder ser instalada.

Max disse que tão logo a peça chegou foi colocada para funcionamento, mas após os testes, os compressores do chiler também apresentaram problemas e, devido a isso, foi necessário comprar um novo compressor, em São Paulo.

– Por ser um equipamento muito grande, não pode ser transportado via aérea. Estamos esperando chegar por via de malha rodoviária. Assim que chegar, já terá uma empresa, da cidade de Recife, aguardando para instalar a peça e fazer com que o resfriamento do acelerador linear voltar a funcionar. O tempo para a chegada e instalação vai depender do transporte, mas acredito que até meados dessa semana poderá ser realizado – disse.

A FAP possui dois aceleradores lineares, e segundo a direção, um deles está em funcionamento normal.

As informações são da Rádio Caturité

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube