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Evangélicos estão mais tristes do que católicos com Brasil, aponta Datafolha

Folhapress. Publicado em 26 de outubro de 2018 às 11:22.

Foto: Ascom

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pesquisa Datafolha desta quinta-feira (25) mostra que as investidas de Fernando Haddad (PT) em igrejas evangélicas não lhe renderam muitos frutos, mas o ajudaram, no mínimo, a estancar o crescimento do rival no segmento.

Se, no quadro geral, a diferença entre ele e seu adversário na disputa presidencial, Jair Bolsonaro (PSL), caiu seis pontos, o desempenho do petista entre evangélicos oscilou positivamente, sim, mas dentro da margem de erro: registrou 31% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 29% verificados na semana passada.

Já o capitão reformado foi de 71% para 69% entre essa parcela do eleitorado.

A performance de Bolsonaro no maior grupo religioso do país, o católico, encolheu de 54% (quanto tinha no levantamento divulgado no último dia 18) para 51%, enquanto Haddad subiu de 46% para 49%.

Aí já fica fora da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Evangélicos se dizem mais tristes do que católicos quando são instados a responder: “Quando você pensa no Brasil de hoje em dia, você se sente…”. Na média de todas as religiões, 74% se diz entristecido; o índice sobe para 76% entre evangélicos e cai para 72% com seguidores do papa Francisco.

Estão mais tranquilos ou com raiva? Nesse caso, ambos os grupos se assemelham ao quadro geral, de 59% do eleitorado que se declara enraivecido com o estado atual do país.

Católicos (56%) e evangélicos (30%), que formam um bloco de 86% dos entrevistados.

Os demais grupos religiosos representam uma parcela menor da população e, portanto, a amostra obtida pelo levantamento não é suficiente para extrair um percentual para cada um desses segmentos separadamente.

A pesquisa ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-05743/2018. Os contratantes da pesquisa foram a Folha de S.Paulo e a TV Globo.

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