Fechar

Fechar

Empasa difunde comercialização e regulamentação de preços de hortifrútis

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 20 de outubro de 2018 às 14:01.

A Central de Abastecimento de João Pessoa, administrada pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), serviu de campo de prática, na manhã dessa sexta-feira (19), para uma turma de alunos do curso de Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba, campus III, em Bananeiras, que puderam conhecer como se dá o processo de comercialização de frutas e verduras em grande escala.

Foto: Reprodução/ Internet

Foto ilustrativa: Reprodução/ Internet

O presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, destacou a importância da interação entre instituições de ensino superior e a empresa, pois demonstra a credibilidade do trabalho que vem sendo feito.

“Essa demanda corrobora com o papel da estatal na tarefa de transferir conhecimento e tecnologia para a sociedade em que está inserida”, comentou.

A aula de campo da disciplina Comercialização de Produtos Agroalimentares faz parte da carga horária obrigatória do curso de Agroindústria, e, na manhã desta sexta-feira, os alunos vivenciaram um pouco do que acontece na cadeia produtiva deste segmento do setor primário, e puderam conhecer todo o processo de padronização e classificação dos produtos, novas tecnologias para seleção e embalagem de hortifrúti, entre outros.

A aluna Michela Lima adiantou que a visita técnica à Empasa proporcionou uma abertura de conhecimento em etapas como a procedência dos produtos, meios de embalagem e acondicionamento.

“É um mundo totalmente diferente, inserido no mercado de nossa futura atuação. Eu levo daqui uma diversidade de ambientes novos, uma visão diferente daquela que vemos nas pequenas feiras do nosso cotidiano”, disse.

O professor de Comercialização de Produtos Agroalimentares, Genisson Marques Evangelista, disse que visitar as centrais de comercialização é o ponto alto da disciplina que é instrumental, constituída de pouca teoria e muita vivência de campo com as aulas práticas.

“A Empasa tem uma tarefa importante nas políticas públicas de apoio à comercialização e regulamentação do mercado agrícola”, destacou.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube