Fechar

logo

Fechar

Em Campina, Galeria de Artes Irene Medeiros expõe “Do lado de cá, do lado de lá”

Ascom. Publicado em 2 de outubro de 2018 às 15:06.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A Prefeitura Municipal de Campina Grande através da Secretaria de Cultura, Teatro Municipal Severino Cabral e Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, expõe na Galeria de Artes Irene Medeiros ‘Do lado de cá, do lado de lá’ da artista Eugênia França.

Nas pinturas, que estarão expostas no período de 03 a 31 de outubro, Eugênia apresenta um lado obscuro de uma infância corrompida e dilacerada.

As crianças retratadas recebem um tratamento pictórico dramático que nos leva a pensar sobre uma gama de problemas sociais que corriqueiramente optamos por não enxergar, como exclusão social, violência, abandono e exploração sexual infantil.

Em ‘Do lado de cá, do lado de lá’, uma série que deu nome à exposição, a artista reaproveita como suporte para as pinturas, retalhos de lonas de caminhão usadas, que simbolicamente pretendem remeter ao grave problema do abuso sexual infantil corrente à margem das estradas brasileiras.

Para os visitantes, impossível não pensar também na relação de objetificação da criança uma vez que no tratamento das pinturas a artista cria uma estranha equivalência e indefinição entre o modo como representa as meninas e as bonecas.
Segundo a autora, as pinturas escancaram com crueza o peso das memórias caladas.

“Os recortes e remendos aparentes das lonas se confundem com as imagens das crianças como se fossem suturas em seus corpos. Sinistros testemunhos da usura do tempo e da permanência do trauma como imagem”, diz.

As pinturas mostram um importante papel político que Eugênia França abraça. “Uma mostra como essa tem o papel de combater o nosso emudecimento e escapismo diante dos fatos, nossa apatia em enfrentar o problema da perda de identidade da infância e pacificar uma categoria de memória que deveria representar esperança diante de um mundo que se revela cotidianamente caótico”, explica.

A exposição ‘Do lado de cá, do lado de lá’ está em cartaz na Galeria de Artes Irene Medeiros, do Teatro Municipal Severino Cabral, com entrada gratuita e visitação de terça-feira a sábado das 08h às 12h e de 13h às 21h.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube