Fechar

Fechar

Sérgio Bello apresenta o espetáculo “Maanape, Jiguê e Macunaíma” no Sesc

Da Redação com Ascom. Publicado em 11 de setembro de 2018 às 18:00.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O Sesc recebe mais uma etapa do projeto “Arte da Palavra”, desta vez o público terá a oportunidade de assistir “Maanape, Jiguê e Macunaíma”, espetáculo de narração oral cênica do Contador de Histórias, Sérgio Bello.

A apresentação é gratuita e destinada ao público em geral, priorizando alunos da rede pública de ensino, e acontece nesta quinta-feira, 13 de setembro, em dois momentos, pela manhã, às 10h e à tarde às 16h, ambas no Cine Teatro do Sesc Centro em Campina Grande.

O espetáculo de contação de histórias parte da alegoria construída por Mário de Andrade acerca das nossas origens étnicas fundamentais: indígena, africana e europeia, tendo como ponto de partida os nomes de Macunaíma e seus dois irmãos.

A partir da narração do trecho inicial da obra “Macunaíma”, do nascimento do herói até o banho na água encantada que o transforma em branco, seu irmão Jiguê em índio e Maanape que permanece negro, são narrados contos da tradição oral indígena, africana e europeia. O espetáculo tem classificação indicativa livre.

O Catarinense Sérgio Bello é Contador de histórias desde 1995, quando desenvolveu projeto “Hora do Conto” nas escolas Sarapiquá e Autonomia (Florianópolis – SC).

A partir do ano 2000, passou a formar contadores de histórias em oficinas e cursos, promovidos principalmente pelo SESC-SC.

Em 2004, concluiu dissertação de mestrado intitulada “Quem conta um conto – as implicações pedagógicas da narração de histórias” (Centro de Ciências da Educação – Universidade Federal de Santa Catarina ) e desde então percorre todo o Brasil com suas apresentações.

Atualmente, Sérgio faz parte do Circuito Oralidades, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

O Circuito faz parte do projeto “Arte da Palavra” de âmbito nacional que possibilita a formação de grupos produtores e consumidores de textos literários, nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura, como também favorece a discussão e reflexão sobre a obra literária e os meios de produção e circulação das obras.

O Arte da Palavra é um projeto do Departamento Nacional do Sesc, realizado em parceria com o Sesc Paraíba. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (83) 3341-5800 ou pelo e-mail [email protected]

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube