Fechar

Fechar

Semob-JP alerta sobre áreas de estacionamento e respeito ao piso tátil na Beira Rio

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 15 de setembro de 2018 às 8:04.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Os pisos táteis para orientação de pessoas com deficiência visual têm causado dúvidas em alguns motoristas que estacionam na Beira Rio. Nas últimas semanas, foram identificadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana da Capital (Semob-JP) infrações por estacionamento irregular em calçadas, motivadas pela crença de que a demarcação no piso se refere ao limite do estacionamento.

O piso tátil fica localizado no meio do passeio para guiar as pessoas com deficiência visual, evitando que ela esbarre em obstáculos como postes e lixeiras.

“Identificamos que alguns motoristas confundem essa demarcação. Eles acham que se trata de uma linha divisória entre a área de estacionamento e o que seria o passeio público”, explicou a chefe do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), Viviany Basílio.

De acordo com Basílio, os carros só podem estacionar na calçada em ambientes com vagas privativas e guias rebaixadas, garantindo a completa liberação do passeio. “Fazemos este alerta aos condutores na intenção de garantir um espaço seguro de circulação dos pedestres, especialmente aqueles com deficiência, e também evitar que haja o registro de novas infrações”, concluiu.

A Avenida Beira Rio ganhou novos equipamentos e com eles, uma proposta diferenciada: de compartilhamento de espaços. A via conta hoje calçadas padronizadas, nova sinalização, ciclovia e itens de acessibilidade, garantindo áreas de circulação para todos os que circulam na área, mas com prioridade para pedestres, ciclistas e transporte coletivo.

Matérias Relacionadas
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube