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Secretária comemora desempenho das escolas municipais de Campina Grande no Ideb

Da Redação*. Publicado em 4 de setembro de 2018 às 13:09.

A secretária de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, comentou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas municipais da cidade.

Iolanda explicou que o Ideb é calculado da seguinte forma: cada município possui uma meta estabelecida; esta meta se dá pela média das escolas municipais; e por escola, se dá pela meta que o município alcançou na primeira edição.

Foto: Paraibaonline

– Temos hoje uma série histórica de dez anos e temos escola que está saindo com o seu 6° Ideb. Então, nesse sentido, em Campina Grande, temos o que comemorar. Quando nós assumimos, na primeira gestão de Romero Rodrigues, alcançamos apenas a meta projetada para o município. Nos dois Idebs subsequentes, o de 2015 e o de 2017, que foi publicado em 2018, alcançamos um percentual que foi superado o de 2023. A meta projetada para o município era de 4.8, e estamos hoje com 5.2. Tivemos 15 escolas com Ideb acima de 6 – explanou.

A gestora destacou que a escola que teve o melhor desempenho este ano foi a Escola Sandra Cavalcante, no bairro homônimo, com nota 6.6, seguida da Escola Padre Antonino, com nota 6.5.

Segundo ela, a Escola Padre Antonino tem se destacado na série histórica dos últimos 10 anos na Paraíba, ascendendo na nota do Ideb.

Conforme Iolanda, a avaliação é feita através da nota da Prova Brasil junto com o fluxo escolar, que é calculado através do número da evasão e a reprovação, que é o grande gargalo dos municípios.

– Não pode haver evasão e a reprovação não pode ser superior a uma taxa de 10%. Quando ela acontece, puxa o Ideb da escola para baixo. Temos escolas que poderiam chegar a uma nota de Ideb acima de 7, mas como a taxa de evasão foi acima de 10% reduz a nota da escola – frisou.

Iolanda ressaltou que um dos maiores gargalos é a evasão dos alunos nos anos finais da escola, mas que Campina Grande conseguiu chegar na meta de 3.8.

Também salientou que a Seduc conseguiu melhorar a proficiência nas escolas, nos resultados de aprendizagem de português e de matemática do 9° ano.

*As declarações repercutiram na Rádio Correio FM, nesta terça-feira, 4.

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